Espaço destinado ao pop-up. Visitantes do site não visualizam este alerta.

Os mais pedidos

Assembleia Geral Ordinária 2025

AGO 2025: um futuro promissor começa com a sua participação!

O desenvolvimento da nossa 4071 é construído com a participação de cada cooperado! E em 2025, a nossa Assembleia Geral Ordinária será no dia 29 de abril com a 3º convocação a partir das 18h30. Vale destacar que a nossa pauta terá pontos essenciais que definirão os próximos passos do crescimento e fortalecimento do Sicoob AC Credi.

Mas, você sabe o que é a AGO?

A Assembleia Geral Ordinária (AGO) é o momento mais importante do ano para uma cooperativa! É nela que os cooperados se reúnem para avaliar os resultados e -tomar decisões estratégicas. Mais do que um compromisso formal, a AGO representa o verdadeiro espírito do cooperativismo: transparência, participação e construção coletiva.

Em nossa cooperativa, este evento acontece de forma virtual, através do aplicativo Sioob Moob. Com um acesso simples é possível estar por dentro da vida, expansão e detalhes fundamentais da sua instituição financeira cooperativista. E mais! O processo democrático acontece dentro do aplicativo, de forma que as votações oficiais da AGO ocorrem por lá. Cada voto faz toda diferença para compreender o que é relevante para os maiores interessados de nossas ações: os cooperados.

Por isso, esteja atento às divulgações. O edital de Convocação já está disponível! Para acessar todas as informações, clique aqui: [Edital de Convocação - AGO 2025]

 

Documentos Assembleia Geral 2025

 

Contamos com a sua participação neste ano de grandes decisões!

“Aproveite o fim de ano para planejar as finanças”, diz especialista

Fazer um controle financeiro, seja física ou virtual, é a melhor forma de começar

Fim de ano e você gastou o que não devia para comprar presentes de Natal e fazer ceia? O dinheiro do 13º salário foi como um “vendaval” na sua mão? Apesar dessas práticas prejudicarem bastante o orçamento das famílias brasileiras, agora é a hora de sentar e planejar as finanças, indica a especialista em Educação Financeira Amanda Holanda Santos da Cunha, do Instituto Sicoob.

“Para conseguir guardar uma reserva de dinheiro por mês, não tem outra alternativa: o primeiro passo é anotar tudo o que você ganha e tudo o que gasta”, conta Amanda. “O ideal é fazer um controle financeiro, pode ser físico ou até uma tabela no computador. De um lado, coloque o seu salário e os valores extra que entram na sua conta. Do outro, tudo o que sai. Só com planejamento é possível visualizar o quanto a gente pode cortar mensalmente para alcançar um objetivo”, destaca.

Segundo a especialista, ao observar esses números friamente, as pessoas costumam ficar mais com os pés no chão. “Eu costumo dizer que quem anota, se nota. Na frieza dos ganhos e gastos, com certeza você vai conseguir ver algumas coisas supérfluas, que podem ser cortadas facilmente do dia a dia”.

Uma observação interessante de Amanda é que essa mudança nunca vai vir do cenário, mas da própria pessoa. “Usando como exemplo 2020: um ano de pandemia, em que muitas pessoas passaram boa parte do tempo em casa. Ao invés de gastar com transporte ou um cafezinho na rua, aumentaram a quantidade de pedidos de comida por aplicativos ou compras na internet. Então é você que tem que mudar. Não adianta esperar que essa transformação ocorra do dia pra noite”, explica.

Ela também aproveita para destacar a importância da famosa “reserva financeira” para quitar gastos do dia a dia em emergências. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, até setembro, 13,5 milhões de brasileiros estavam desempregados: uma alta de 33,1% com relação a maio, quando as medidas de isolamento social se tornaram mais rígidas e a pandemia ficou mais forte no País.

Investimentos e reserva de emergência
Segundo Amanda, a principal dica do ano é calcular a reserva de emergência. “A gente indica que esse fundo seja de três a 12 meses do seu gasto. E esse valor pode ser colocado em uma caderneta que possa ser resgatada imediatamente e que não ofereça tantos riscos quanto um investimento na Bolsa de Valores, por exemplo”. A partir desse acumulado, ela conta que é possível começar a diversificar a carteira de investimentos. 

Clínicas Financeiras Virtuais
O Instituto Sicoob mantém um programa on-line e gratuito, batizado de Clínicas Financeiras Virtuais, que auxilia pessoas dos quatro cantos do Brasil a ter organização no orçamento mensal. As dicas são oferecidas por orientadores financeiros, que dão consultorias individuais e totalmente na faixa. As consultas são agendadas diretamente pelo site Clínicas Financeiras Virtuais, pelo WhatsApp (61) 3217-7311 ou pelo e-mail clinicasfinanceiras@sicoob.com.br

Última chance para instalar usina fotovoltaica sem taxas

Se há um tema em alta ultimamente, é a geração de energia fotovoltaica. Dentro de um contexto geral a conta de luz do brasileiro vem aumentando já não é de hoje. Segundo dados da Abraceel (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia) o aumento médio nos últimos seis anos foi de 16,3% ao ano. 

A produção de energia solar pode ser uma luz no fim do túnel ao consumidor. Dados da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) mostram que existem cerca de 1,2 milhão de pontos de geração independente de energia solar no Brasil, sendo que deste número 78% são de residências.

São muitos dados, diversos números e muita informação, mas algo que tem sido amplamente difundido são as vantagens deste método de produção energética individual, se comparado com a forma convencional. 

Usinas fotovoltaicas geram até 95% de economia.

Para a população um dos principais benefícios é a economia a longo prazo. O investimento inicial pode parecer alto, mas se colocado na planilha, percebe-se que, em um período maior de tempo, o investimento se justifica. Ainda de acordo com informações da Absolar, uma usina de produção fotovoltaica independente pode gerar de 50% a 95% de economia no fim do mês. 

De acordo com o engenheiro eletricista e professor, Gyovane Armondes, ainda há a possibilidade de “armazenamento” da energia produzida. Isso acontece pois, a produção não utilizada pelo consumidor gera os chamados “créditos” com a concessionária (empresas que fornecem energia elétrica). Estes são convertidos em consumo para momentos nos quais a usina não está conseguindo produzir com força total, como em dias nublados ou à noite.

“Em dados momentos, como dias chuvosos, a usina ainda gera energia, porém, em menor quantidade. A ideia é que o excedente possa ser utilizado. Haverão meses que se produzirá menos, então o cliente pode consumir mais do que havia gerado. Neste caso o consumidor tem créditos que ficam ativos por 5 anos para uso” Explicou o professor.

A energia solar é parceira do meio ambiente

Um assunto que está sempre em voga quando o tema é energia elétrica, são os impactos ambientais gerados pelos métodos convencionais de produção, como as usinas hidrelétricas, térmicas e nucleares.  As fotovoltaicas independentes, ou seja, aquelas colocadas em residências, comércios ou outras edificações,  são consideradas mais ecologicamente amigáveis, como explica Gyovane.
“A usina de geração distribuída ou independente, aquelas que ficam nas casas, são mais ecologicamente corretas, pois você está aproveitando um espaço que já é utilizado para outros fins, para gerar energia.” Disse o engenheiro.

A taxação do Sol

Se o assunto “energia solar” está em alta, o tema “taxação do sol” ficou ainda mais em destaque. A partir do dia 7 de janeiro de 2023 entrará em vigor a cobrança criada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). O valor não é exato e depende de diversas métricas, mas estima-se que chegue a até 28% da conta de energia. Quem optar pela instalação de sua usina até a data limite será isento do valor até o ano de 2045. Gyovane nos explicou o motivo da criação da taxa.

“As concessionárias alegam que a cobrança é realizada devido ao uso da rede, pois a partir do momento em que você está gerando energia em um sistema on-grid (conectado à rede elétrica) você também deve arcar com os custos pois está utilizando o sistema deles” finalizou Gyovane.

 

Green Week Sicoob AC Credi

Pensando nisso, o Sicoob AC Credi, Sicoob Credivale e Sicoob Crediriodoce criaram a campanha Green Week. As cooperativas estarão até dia 30/11 com condições especiais para quem quer fugir da taxação do sol e realizar o sonho da independência energética financiando sua usina de energia fotovoltaica. Trazer à comunidade melhores taxas e possibilidades de negócio é um dos princípios do Sicoob, por isso, a promoção está vigente em todas as agências. 

“Propomos um grande movimento de CRÉDITO SUSTENTÁVEL com a melhor taxa do mercado. A intenção é oferecermos ao nosso cooperado a oportunidade de adquirir uma usina para produção de energia antes da mudança do Marco Legal, que acontecerá em em janeiro do ano que vem." Explicou Nilton Bento, diretor comercial do Sicoob AC Credi

Uma das missões das cooperativas é promover soluções sustentáveis por meio do cooperativismo, isso se encaixa também no propósito da campanha, como nos explicou Nilton.

“Queremos propiciar ao nosso cooperado a produção de energia limpa e sustentável, pagando somente a taxa mínima na conta de luz. Além de dar a nosso associado a chance de um financiamento acessível que, depois de liquidado, produzirá sua própria energia, sem se preocupar com o valor da tarifa cobrada pela CEMIG.” Finalizou o diretor comercial do Sicoob AC Credi.

É OURO!

O que o cooperativismo tem a ver com o esporte? Pode-se dizer que tudo. Um grupo unido em torno de objetivos em comum, combinando aptidões para que um propósito seja conquistado. O Sicoob AC Credi é uma cooperativa e acredita no poder do trabalho em conjunto. Por isso, poder exercitar os conceitos sócio desportivos é uma excelente oportunidade de crescimento. 

Tendo isso em vista, participamos nos dias 17 e 18 de Setembro do Coopsportes 2022, evento realizado pela Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg) em Belo Horizonte. A ocasião reuniu 39 cooperativas de todo o estado para competir em 13 categorias esportivas.

O Coopsportes (Esportes Cooperativos de Minas Gerais) é realizado anualmente pelo Sistema Ocemg e tem o objetivo de despertar o interesse pela prática de esportes e pelo cooperativismo, além de estimular que cooperativas e cooperados trabalhem juntos com os propósitos cooperativistas e esportivos. Vale ressaltar que qualquer um de nossos associados pode participar da competição e inclusive, todos são muito bem vindos.

A competição é realizada em duas etapas, a primeira, são as classificatórias regionais que acontecem em cinco cidades de regiões diferentes do estado, as delegações valadarenses competem na regional de Ipatinga. A fase final deste ano ocorreu no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte e este ano contou com mais de 400 atletas.

Em BH tivemos classificatórias, semifinais e finais. O Sicoob AC Credi fez bonito e foi a delegação que participou da maior quantidade de modalidades, sete no total. Trouxemos para casa cinco troféus, sendo quatro de primeiro lugar e um de terceiro. 

Ouro:
Vôlei feminino
Vôlei masculino
Peteca Feminina 
Tênis de Mesa 

Bronze: 
Peteca Masculina


Para quem participa, fica a sensação de companheirismo e de dever cumprido. Osmar que representa o Sicoob AC Credi há sete anos no Tênis de Mesa, é um exemplo disso: “Olha, participar aqui é sempre uma boa, já é a quinta vez que venho e sou campeão, além disso a galera é muito boa, a recepção é muito bacana”. 

Nossos cooperados e colaboradores se tornaram atletas durante o fim de semana. Vestiram a camisa da delegação e se comprometeram a entregar o máximo de si, cooperando por um objetivo final, o de trazer para casa as histórias de dois dias incríveis. Medalhas são representações físicas das conquistas e valem muito para nós. Mas no final o que fica são as recordações penduradas no peito e guardadas no coração. 

É OURO

“Manter o alto desempenho, aí que está o desafio maior. E já estamos focados nisso!” 

E assim, vivendo focados no presente e planejando o futuro, começamos nossa conversa com João Victor Sá, gerente da Agência Centro, do Sicoob AC Credi. A fala se refere ao planejamento das próximas estratégias para sua equipe. Mas antes, precisamos explicar primeiro o motivo de estarmos batendo este papo com o gestor hoje.  

O motivo da empolgação é extremamente especial, a agência em questão atingiu as metas pré-estabelecidas para o mês de março em todas as carteiras algo que não é nada simples, mas que é resultado de muito esforço conjunto, como nos explica, João.  

“Primeiro passo é alinhar todo o time com o objetivo macro da Cooperativa. Depois, mostrar a importância de cada gerente e cada assistente nesta construção. No início do mês, traçamos nossas estratégias, dividindo em semana e dias. Ao longo do mês, vamos acompanhando e fazendo correção de rotas, caso necessário. E por aqui sempre falamos, que queremos ser destaques e reconhecidos pelo nosso trabalho.” - Afirma João 

Diante dos bons resultados, a perspectiva da equipe é a de se manter ‘ouro’ até o fim do ano. Atingindo todas as metas até o final de 2023. ‘Ouro’, pois é desta forma que se denominam as agências ou carteiras que atingiram seus objetivos dentro do modelo organizacional proposto na Cooperativa, o COOP+.  

“A agência e algumas carteiras já performam no Ouro desde janeiro. E temos um desafio, um combinado entre a gente, de chegar em dezembro, todos no Coop+ Ouro, fazendo a agência ser 12/12 (doze de doze meses) em alta performance, com qualidade e eficiência operacional.” - Explica o gerente 

Para o Gerente Regional, Vinicius Freitas, poder observar uma agência atingindo seus mobilizadores em todas as carteiras é motivo de gratificação, além de demonstrar a eficiência dos modelos de gestão.   

“O COOP+ é um referencial além de uma base de que forma a gente pode valorizar e reconhecer as agências. Além de alinhar as expectativas com as agências em termos de entrega de resultado e dar a elas uma forma de se balizarem. Então você ver uma agência que consegue, com todas as carteiras, cumprir essa expectativa, é muito satisfatório, isso demonstra que a gente está no caminho correto, além de fazer com que a agência vire referência em muitas das questões que a gente chama de engajamento estratégico” - Comenta Vinicius 

É hora de acelerar!

 

No dia 25/08 teve início a maior feira de negócios do Nordeste de Minas, a Exponor 2022. Estamos nos preparando para este momento há algumas semanas, para que tudo saísse da melhor forma possível. E assim aconteceu. 

“É hora de acelerar” é o mote do evento este ano. E com isso em mente nós trouxemos, juntamente com nossos co-irmãos do Sicoob Credivale, um espaço de convivência e negócios. Um local no qual os visitantes podem se sentir confortáveis e bem recebidos por nossa equipe para uma conversa e um bom café.

Durante a abertura foi manifestada a intenção dos organizadores de criar, este ano, um ambiente propício para negócios, o que se alinha com nossos objetivos. Trouxemos condições e taxas exclusivas para a feira. Queremos com isso trazer à população oportunidades de investimento e crédito para que possamos crescer juntos e trazer conosco toda a região. 

Com o princípio da Intercooperação sendo uma de nossas forças motrizes este ano, trabalhamos em conjunto com nosso parceiro Sicoob Credivale para deixar claro que não há espaço para competições no cooperativismo. O que queremos é demonstrar que nós, como Sicoob, trabalhamos juntos para garantir que todos os locais os quais nos dispomos a estar sejam prósperos, financeira e culturalmente. Isso é cooperativismo, isso é fazer parte! Nossos presidentes, Ivo de Tassis e Francisco Costa Júnior deixaram claro esta mensagem em seus respectivos discursos.

Avante!
 

Vem aí o Arraiá Solidário 2022 do ECOOS!

Anote na sua agenda: dia 06 de agosto tem mais uma edição do Arraiá Solidário ECOOS!

Tão tradicional quanto as delícias de festa junina é o Arraiá Solidário realizado pelo Elo Cooperativista Social (ECOOS), que acontece anualmente em comemoração ao Dia de Cooperar, um projeto social cooperativista que une pessoas e comunidades por meio da solidariedade.

Em 2022, o evento volta a seu formato presencial, com comidas típicas, bingo e muita música, tudo muito bem temperado com aquela pitada de solidariedade, que traz um sabor todo especial!

O evento visa ajudar instituições de caridade de Valadares, que realizam um importante trabalho de acolhimento e amor ao próximo. As instituições acolhidas serão a Acolhe Vida, Lar dos Velhinhos, Instituto Espírita Nosso Lar, Casa de Recuperação Dona Zulmira, ADQF, Missão Vida e a Associação Santa Luzia, que este ano, cedeu seu espaço pra a realização do evento.

O Arraiá Solidário acontece das 18h às 22h e quem comparecer poderá saborear delícias como caldos, canjicão, macarrão na chapa, tropeiro, churrasquinho, cachorro quente e bebidas.

Para maior comodidade, serão vendidos antecipadamente opções de combos, que poderão ser adquiridos a partir do dia 01 de agosto, nas sedes das Cooperativas.

O valor arrecadado no evento será compartilhado entre as instituições de forma igualitária.
 
Te esperamos lá!

 

 

Encontre o Sicoob mais próximo de você.

Digite o número ou nome da cooperativa
Ou, se preferir, selecione um Estado e Cidade