Sicoob 3 Colinas leva educação financeira a jovens aprendizes da Esac

- Cooperativa de crédito proporcionou dois dias de conhecimento e reflexão a jovens da Escola de Aprendizagem e Cidadania de Franca -

Agosto de 2024 - Cerca de 80 jovens aprendizes da Esac (Escola de Aprendizagem e Cidadania de Franca) tiveram uma aula diferente nesta semana. O que, para muitos é tratado como assunto de adulto – mas, na verdade, é a chave para a estabilidade e sucesso financeiro – foi apresentado aos adolescentes, que estão se iniciando no mercado de trabalho: a educação financeira. A iniciativa é da cooperativa de crédito Sicoob 3 Colinas.

Os jovens aprendizes, que possuem de 15 a 19 anos, atuam como auxiliares administrativos em empresas da cidade. Eles receberam orientações sobre como gerenciar seus recursos financeiros de maneira inteligente, desmistificando a ideia de que só é possível investir grandes quantias. Através de exemplos práticos, os participantes aprenderam que, mesmo com um salário padrão de jovem aprendiz, é possível começar a construir um futuro financeiro sólido.

“Para eles é muito importante este tipo de ação como a proporcionada pelo Sicoob 3 Colinas, até para validar as informações que a gente passa”, disse o educador social Pablo Silva Pereira. “Nós ainda não tínhamos um projeto neste estilo como o proposto pela cooperativa. Então, continuá-lo é uma ideia valiosa para nós, porque vai auxiliar bastante”, completou.

Educação financeira

A palestra ministrada pelo professor Luiz Henrique Avelino, consultor financeiro e contábil, destacou a importância do controle sobre o dinheiro, enfatizando que "o dinheiro deve ser nosso servidor, não o contrário".

Uma das abordagens apresentadas foi a regra do 50-30-20, uma fórmula simples e prática para o planejamento financeiro: 50% da renda deve ser destinada às necessidades básicas, 30% pode ser utilizado para lazer e emergências, e 20% deve ser reservado para investimentos. "Mesmo que hoje você só consiga poupar 2% do seu salário, comece por aí. O importante é começar", aconselhou o palestrante.

Segundo o professor, é fundamental ter metas claras e definir prioridades, evitando gastos impulsivos que, muitas vezes, levam ao endividamento. "O planejamento financeiro é uma ferramenta essencial que permite administrar as finanças de forma eficiente, garantindo uma vida mais equilibrada e evitando o endividamento desnecessário", destacou. “A educação financeira não é apenas sobre saber economizar, mas sobre saber investir no futuro e garantir que os sonhos de hoje se tornem as realidades de amanhã”.

O cooperativismo em prol da sociedade

Além de focar na educação financeira, os representantes do Sicoob 3 Colinas também aproveitaram a oportunidade para falar sobre o papel social da cooperativa e como os resultados gerados são reinvestidos na comunidade de Franca e região.

O diretor-presidente da cooperativa, Marcos Valério Gonçalves, explicou que, ao contrário dos bancos tradicionais, onde o lucro vai apenas para os acionistas, as cooperativas de crédito retornam parte dos resultados para os cooperados, fortalecendo a economia local e contribuindo para o desenvolvimento da região. E outra parte é investida na comunidade, seguindo um dos princípios do cooperativismo.

“Faz parte do DNA das cooperativas essa questão social. Isso somos nós. Esse é o nosso modelo. Esse é o nosso propósito”, disse Gonçalves, enumerando ações desenvolvidas pelo Sicoob 3 Colinas junto a entidades de Franca e demais cidades que possuem postos de atendimento da cooperativa.