Projeto das hortas coordenado pelo Sicoob Credisete promove palestra conversa com o Sebrae - Nacional
null Projeto das hortas coordenado pelo Sicoob Credisete promove palestra conversa com o Sebrae
Nesta quinta-feira, 3 de março, foi realizada mais uma etapa do projeto Cooperação e Desenvolvimento na Horta Comunitária coordenado pelo Sicoob Credisete e que tem apoio da Prefeitura de Sete Lagoas, Sebrae, UFSJ, Emater e Polícia Militar. Desta vez, o tema foi “Conversa com o Sebrae” com palestra dos consultores Alysson Almeida e Vladimir Rocha realizada na sede do 25º Batalhão da PM, no bairro Nova Cidade.
Na abertura do evento, a produtora Cirlei Santos Silva, falou da importância do projeto e defendeu o fortalecimento da associação dos trabalhadores da horta do Nova Cidade, quando anunciou reunião específica que será realizada com o objetivo de receber novos agricultores.
A Tenente Iolanda Valéria, Chefe de Comunicação da PM, deu boas-vindas aos presentes e destacou questões de segurança sugerindo medidas pelos horticultores visando melhor proteção de seus pertences de uma maneira geral na horta. Ela orientou ainda, que em casos de furtos, o registro do boletim de ocorrência seja realizado.
Na palestra principal, Alysson Almeida e Vladmir Rocha, coordenadores do processo de capacitação e gestão do projeto, ressaltaram o quanto a cooperação é importante para o desenvolvimento das hortas comunitárias. Durante sua apresentação, eles apresentaram diversos casos de grandes empresas, do mesmo segmento, que resolveram se unificar em busca de benefícios mútuos. “É de suma importância que esses horticultores cultivem a união, organização e cooperação nas hortas comunitárias para que possam buscar, por exemplo, uma redução nos seus custos de produção a partir da compra de insumos em grupo”, disseram. Eles também enfatizaram o quão relevante é a elaboração de um planejamento financeiro e, principalmente, a segregação dos custos provenientes da atividade agrícola e despesas familiares. Inclusive, o Sebrae irá oferecer aos produtores uma consultoria para auxilia-los na elaboração desse planejamento financeiro.
Alessandro Kelwis de Freitas, secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, considerou que a reunião foi muito importante já que a gestão financeira passa a compreensão de que é “importante plantar e colher, mas também de gerenciar a forma como vendem os produtos e gerenciam a vida financeira”.
Isamara Santana, gerente da Carteira Rural do Sicoob Credisete, avaliou de forma bastante positiva a realização de mais uma etapa do projeto das hortas. “O Sebrae, a partir do oferecimento da consultoria financeira aos horticultores, irá desempenhar um papel de cunho social bastante relevante. Isso porque grande parte dos trabalhadores rurais das hortas comunitárias são pessoas em condições de vulnerabilidade social e que possuem seus rendimentos provenientes exclusivamente da comercialização das hortaliças ali cultivadas”, enfatizou.
Como já é tradicional em todas as etapas projeto, foi realizado sorteio de mudas de hortaliças. Diva da Silva Rios, José Maria de Farias, Messias de Souza e Ana Lúcia Brandão foram os ganhadores.
O PROJETO
O projeto Cooperação e Desenvolvimento na Horta Comunitária, em etapas, está impulsionando a divulgação do trabalho dos agricultores que oferecem produtos cultivados sem agrotóxicos e com alta qualidade. Também estão sendo ofertados apoio técnico, de gestão e capacitação.
APOIO MAIOR
O Sicoob Credisete já fez a doação de banheiros químicos para a horta que serão instalados pela Prefeitura Municipal. O Sebrae cuida da capacitação de empreendedorismo e da gestão financeira. A Emater oferece apoio técnico. A UFSJ faz análises por meio de seus laboratórios para melhoria do solo que é patrocinado pelo Sicoob Credisete, e, consequentemente, aumento de qualidade e produção.