Cooperativas do Sicoob SC/RS recebem Certificados de Responsabilidade Social - Nacional
null Cooperativas do Sicoob SC/RS recebem Certificados de Responsabilidade Social
Elisete Cavalieri e Edemar Fronchetti receberam os Certificados do Sicoob Central SC/RS e Sicoob São Miguel
Duas cooperativas do Sicoob SC/RS receberam na noite desta segunda-feira (6) Certificados de Responsabilidade Social, concedidos pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina às organizações sem fins lucrativos, empresas públicas e privadas de todas as regiões catarinenses que se destacaram com ações nas áreas social e ambiental. Elisete Cavalieri, diretora Administrativa recebeu o prêmio pelo Sicoob Central SC/RS e o presidente Edemar Fronchetti, pelo Sicoob São Miguel. Esta foi a 11ª edição do Prêmio de Certificação e Troféu de Responsabilidade Social – Destaque SC.
Elisete Cavalieri afirmou que a Certificação da Alesc “comprova o compromisso do Sicoob SC/RS com a responsabilidade social e ambiental, pois atuamos com um modelo de negócios cooperativo, que promove justiça financeira e que contribui para o desenvolvimento das regiões onde atuamos, proporcionando mais emprego, renda e qualidade de vida à população”.
Edemar Fronchetti, disse que “esta é uma conquista coletiva, de todos que atuam para atender cada vez melhor os nossos cooperados e, ao mesmo tempo, assumir as responsabilidades sociais e ambientais para proporcionar mais qualidade de vida nas comunidades em que atuamos”.
Neste ano de 2021, além das cooperativas do Sicoob SC/RS, outras instituições do movimento cooperativista receberam o Certificado: Fecoagro, Cooperjuriti, de Massaranduba e Cooperativa de Crédito do Vale do Itajaí, de Blumenau.
A definição dos vencedores foi feita por uma comissão mista composta por representantes técnicos de órgãos públicos e da sociedade civil, que analisou o balanço social de 2021 de cada um dos participantes. Segundo o deputado Nilso Berlanda (PL), vice-presidente da Alesc e que presidiu a sessão especial, o objetivo da certificação é reconhecer instituições com ações sociais e de preservação do meio-ambiente incluídas em suas políticas de gestão.
“É uma forma de valorizar a empresa catarinense que faz algo especial, que é a ação social. Temos empresas aqui que estão no primeiro ano de participação e temos outras que estão em todos os 11 anos do evento. Isso é uma forma de agradecer ao empresário pelas ações que fazem durante o ano”, afirmou.
Na opinião do parlamentar, os participantes contribuem por meio de suas ações para o bem da sociedade catarinense. “Toda empresa deve ter responsabilidade e fazer ações sociais e ambientais para a comunidade. As que fazem isso acabam dando exemplo às demais empresas. Nesse momento em especial essas ações têm relevância ainda maior, por estarmos em meio à uma pandemia”, comentou.
O prêmio é considerado pelos organizadores uma atitude de valor catarinense, tendo como base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), um plano de ação elaborado pela ONU para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade.
A presidente da Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social da Alesc, Gabriele Gil, lembrou que o Prêmio de Responsabilidade Social foi instituído em 2004 por meio da Lei 12.298 e, desde lá, já foram 1.070 empresas certificadas e mais de 50 troféus entregues. Sobre a edição atual, ela ressaltou as empresas mostraram resultados de um ano muito desafiador.
“As empresas estão divulgando dados de 2020, ano inicial da pandemia e de desafio para todas as empresas”, citou. Segundo ela, a comissão teve as expectativas superadas, pois o número de inscrições passou de 100 empresas.
Fonte: Alessandro Bonassoli/Alesc – com adaptação e acréscimos do Sicoob Central SC/RS.