null Sicoob Credisudeste apoia o Concurso de Qualidade do Café das Matas de Minas

16/11/2021 12:14

Mais uma vez o Sicoob Credisudeste foi o apoiador máster do Concurso Qualidade dos Cafés das Matas de Minas, que chegou a sua 20ª edição (Região de Muriaé). A premiação aconteceu no dia 28 de outubro, no Teatro Zaccaria Marques. O Circuito Café das Matas envolve 17 municípios da região e tem a maior concentração de vencedores em torneios mineiros e nacionais. Parceira constante do evento promovido pela Emater, a cooperativa de financeira tornou-se sua patrocinadora oficial em nível regional e estadual.

O vice-presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credisudeste e Gerente Regional da Emater, Paulo Alexandre de Oliveira Carvalho, ressaltou a importância do evento para os produtores. “Este ano completamos duas décadas ininterruptas de concurso e temos 35 finalistas da nossa região na competição estadual, o que, aliás, já se tornou tradição. Ainda fomos vencedores por três vezes consecutivas, e posso afirmar que foi o nosso concurso regional que abriu essa oportunidade. É preciso que as pessoas entendam que a agricultura não tem a resposta tão rápida quanto outros setores, mas o que tem salvado a economia do Brasil é o agronegócio. Nós, do Sicoob Credisudeste, temos muito orgulho desta parceria”, afiançou.

Jerry da Silva Henrique, Gerente de Negócios do Sicoob Credisudeste, enalteceu a iniciativa da Emater e falou sobre o compromisso da cooperativa no apoio aos produtores rurais. “Nossa instituição está sempre fazendo questão de aplicar os sete princípios do cooperativismo e um deles é o interesse pela comunidade, pelo desenvolvimento local. Então, é muito gratificante apoiar o produtor desde o momento da produção, junto da Emater. São essas parcerias que dão sentido ao nosso trabalho como cooperativa de crédito”, ressaltou.

O extensionista agropecuário da Emater-MG – escritório de Muriaé, Robério Torres, destacou que o evento tem sido referência na produção de cafés de qualidade na região. “Há 20 anos iniciamos esse concurso como forma de incentivo aos produtores, mostrando a eles a importância econômica e social da sua lavoura, gerando emprego e renda para a região. E o mais importante, elevando a autoestima dos cafeicultores da região, que eram inseguros quanto à qualidade de seus grãos. Com o tempo, eles foram se aperfeiçoando e o café está sempre entre os melhores do estado e do Brasil. A Emater é responsável técnica pelo concurso, e o Sicoob Credisudeste é um parceiro que está conosco há muitos anos, nos ajudando a valorizar esses produtores e fazendo a nossa região despontar com os melhores cafés do estado e do país”, afirmou.

José Alexandre Abreu de Lacerda é cafeicultor de Espera Feliz, sua propriedade conquistou dois primeiros lugares no concurso: Cereja descascada e Terras altas. Ele fez questão de falar sobre sua história e mostrar como o evento foi importante para o crescimento do negócio familiar. “Esse concurso é muito marcante para a nossa família. Em 2010 participamos pela primeira vez, e, na época, meu pai, Otávio Onofre Lacerda, ganhou nas duas categorias também. Isso foi um marco para começarmos a trabalhar com café especial e, de lá pra cá, mudou muito a nossa vida. Hoje, exportamos café para várias partes do mundo e vendemos para cafeterias em todo Brasil. Temos 5 títulos nacionais e um reconhecimento internacional numa feira no Japão em 2017’’, conta.

O prefeito José Braz disse, em seu discurso, que a força de um município começa no campo. “São nossos produtores rurais que nos abastecem. Nossa região tem um grande número de vencedores em concursos de café no estado e no país. Todos são muito importantes para nós”, afirmou, parabenizando a Emater, os produtores e os apoiadores do evento.

Carlos Kneip, Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, também parabenizou os participantes, promotores e apoiadores do concurso, afirmando que o município procura sempre investir em políticas públicas de incentivo à agricultura. “Estamos constantemente investindo em projetos na área e nosso retorno é o reconhecimento dos nossos produtores. Meus parabéns a todos que participam e levam o nome e a boa fama da cidade e da região para o país”, afirmou. Fernando Levate, secretário adjunto da Pasta, corroborou as palavras de Kneip, afirmando que é produtor de café e conhece o trabalho árduo para chegar a um grão de qualidade. “Quero parabenizar a todos e dizer que a nossa Secretaria de Agricultura está à disposição para ajudar os produtores da nossa região”, salientou.

Fonte: A Notícia – Muriaé

Conheça o Sicoob Credisudeste: sicoob.com.br/web/sicoobcredisudeste