null Investimento é para todos? Posso investir com pouco? 

06/10/2021 16:51

Investimento: este é um dos temas que a Semana Mundial do Investidor de 2021 escolheu para discussão. Porque quando falamos em investimentos muitas dúvidas surgem na cabeça das pessoas. Como conseguir dar conta do mês e ainda guardar um pouquinho para investir no que realmente importa? Como fugir das ciladas? Mas afinal, qualquer pessoa pode ser investidor?  

Segundo o gerente de produtos do Sicoob MaxiCrédito, Fabrício Baumgartner, a resposta para esta pergunta é: Com certeza!  

Mas para isso se tornar uma realidade, exige disciplina, consciência e ter uma reserva de emergência consolidada. "E ela também é um investimento", salientou. 

 

O que eu preciso saber para investir? 

O gerente explica que não há um valor mínimo para começar. "Você consegue investir com o valor que tiver. O importante é ter regras e se conhecer como investidor. Preciso entender a quais movimentos eu estou propenso a passar e quais riscos quero assumir", explicou. 

Dependendo da escolha, há investimentos mais seguros, mas com rendimento menor e outros, mais arriscados, que podem render muito. "Tem uma máxima que fala que quanto mais a possibilidade de rentabilidade, maior é o risco também", explica. 

 

Você sabe qual é o seu perfil de investidor? 

 

Fabrício comenta que os investidores são separados em três tipos: 

Conservador: é aquele que privilegia a sua segurança em detrimento à rentabilidade. Ou seja, ter aquele dinheiro sempre garantido, mesmo que o rendimento seja um pouco menor 

 

Moderado: é um perfil que já aceita correr determinados riscos por um rendimento melhor. Não é tão fechado quanto o conservador, mas já consegue avaliar e calcular os riscos e mesmo assim ele vai.  

 

Agressivo: este realmente abre mão da segurança por conta de rentabilidade. "Isso não quer dizer que ele é louco, quer dizer que ele estuda muito e é o que mais conhece. É um risco consciente. Sabe que pode perder, mas a rentabilidade pode ser muito superior". 

 

Perfis mudam ao longo da vida 

O gerente comenta que os perfis tendem a mudar ao longo da vida, influenciados por vários fatores: ser solteiro (a) ou casado (a), e também o conhecimento das fases e desse comportamento financeiro também podem fazer isso mudar. "Não quer dizer que se eu sou moderado, eu sempre vou ser. Ou se eu sou agressivo sempre serei agressivo. É um processo de crescimento e construção do investidor, que eu só consigo com educação. Por isso é importante falarmos sobre isso, para que a pessoa seu comportamento com relação ao dinheiro". 

 

Dicas para quem quer investir  

Buscar conhecer os variados tipos de investimento disponíveis e quais deles se enquadram no que você busca. Conhecer a instituição onde você vai buscar esse serviço, a linha de investimento que mais te agrada e até mesmo conversar com os especialistas para explicar os seus objetivos são dicas importantes ressaltadas por Baumgartner. "Para você conseguir ter uma rentabilidade que garantam uma parte do seu custo de vida, ou até mais que isso. Também para pensar no que se busca para o futuro", afirmou. 

E verificar se a instituição está na lista da que oferecem os fundos garantidores. "Quando a gente fala de instituições cooperativas, há um Fundo Garantidor para investimento que é o FGCOOP, que garante até 250 mil por instituição por CPF. Se você for investir, veja se eles têm esse fundo", explica.