Projeto que ajuda a reduzir danos psicoemocionais em pacientes com Covid-19 recebe apoio da Sicoob Credip - Nacional
null Projeto que ajuda a reduzir danos psicoemocionais em pacientes com Covid-19 recebe apoio da Sicoob Credip
Desenvolvida no Hospital Regional de São Francisco do Guaporé (RO), a iniciativa utiliza programação de entretenimento para reduzir os sintomas da ansiedade em pacientes internados com Covid-19. A medida contribui para uma melhor resposta imunológica do doente.
O Hospital Regional de São Francisco do Guaporé, em Rondônia, é referência em saúde para o tratamento hospitalar da Covid-19, em casos que demandem internação, atendendo principalmente pacientes dos municípios de São Francisco do Guaporé, Seringueiras e Costa Marques. Ao longo dos atendimentos realizados durante a pandemia, os profissionais de saúde observaram que boa parte dos pacientes internados com a doença, apresentavam um quadro ansioso, por conta do isolamento. Pensando nisso, a unidade implantou o projeto “Atendimento humanizado voltado à mitigação dos danos psicoemocionais” que oferece uma programação de entretenimento a esses pacientes, diminuindo os sintomas da ansiedade e contribuindo para uma melhor resposta imunológica. Parceira do projeto, a Sicoob Credip doou quatro televisores Smart para ampliar o atendimento.
A psicóloga da unidade e idealizadora do projeto, Lavínia Cristina Rodrigues de Souza, explica que os pacientes que desenvolvem o quadro de estresse e ansiedade, ficam mais agitados e demandam muito mais da equipe médica. Além disso, os sintomas ansiosos não favorecem a resposta imunológica e nem a recuperação da saúde do paciente.
“Os televisores estão instalados na enfermaria do hospital, colocamos filmes, áudios e vídeos previamente escolhidos conforme o gosto e a necessidade de cada paciente. Usamos essa programação de entretenimento como estratégia de enfrentamento ao estresse, minimização dos sinais de ansiedade e manejo das emoções. Observamos que houve uma redução significativa dos sintomas ansiosos com essa técnica de distração e reflexão. Isso porque os pacientes se distraíam e deixavam de pensar apenas no problema de saúde”, disse Lavínia.
Para que o projeto pudesse sair do papel, o hospital contou com o apoio da comunidade, dos servidos da unidade e da educação e de empresas privadas para a arrecadação de recursos.
“A Cooperativa foi nossa maior parceira ao contribuir com quatro aparelhos, o que nos surpreendeu e nos alegrou muito. Agradecemos a Sicoob Credip pelo seu compromisso social e comunitário. Esse recurso não será usado apenas durante a pandemia, mas também no pós pandemia com outros pacientes que venham a ser admitidos nas nossas enfermarias”, acrescentou a psicóloga.
Desde o início da pandemia, os órgãos de saúde têm contado com o apoio da Sicoob Credip. A Cooperativa fez inúmeras doações de materiais como álcool em gel, máscaras, tecidos, equipamentos de proteção individual (EPI), medicamentos e aparelhos celulares para possibilitar o contato virtual entre familiares e pacientes internados em unidades hospitalares.
“Nesse momento de pandemia, a Cooperativa tem intensificado o apoio a ações e projetos que beneficiam as comunidades onde ela está inserida. Isso reforça o compromisso social que a Sicoob Credip tem enquanto cooperativa. E essa iniciativa do Hospital de São Francisco do Guaporé é importante, pois vai ajudar na recuperação de pacientes de diversas localidades e não apenas aqui do município”, disse o gerente da agência de São Francisco do Guaporé, Renato Krause.
A Sicoob Credip é uma das maiores cooperativas de crédito do Brasil, com mais de 60 mil cooperados e 38 pontos de atendimentos distribuídos em Rondônia, Amazonas e Mato Grosso.