Assistente virtual do Sicoob atinge 1 milhão de interações - Nacional
null Assistente virtual do Sicoob atinge 1 milhão de interações
Alice usa modernas tecnologias de inteligência artificial e linguagem natural
Alice, a assistente virtual do Sicoob, atingiu 1 milhão de interações. Nascida a partir do Programa de Transformação Digital do Sicoob, a Alice é a inteligência artificial inovadora que oferece um canal de atendimento totalmente virtual, ágil e eficiente, via App Sicoob. Desde abril, ela ganhou um rosto e é representada por uma simpática figura feminina, de cabelo cacheado e sorriso amplo, vestindo uma das cores que representam o Sicoob, o verde turquesa.
“Nossa solução se destaca ao trazer uma experiência de conversação muito próxima a dos seres humanos. Por um bate papo, a Alice responde a perguntas primárias, tratando questões sem a necessidade de intermediação da Central de Atendimento. Identificamos que em mais de 70% dos casos as questões são solucionadas via Alice e, quando não o são, ela mesma direciona automaticamente para a Central ou até mesmo para o gerente de Relacionamento do Cooperado”, explica Angelo Curbani, superintendente de Soluções Corporativas do Sicoob.
“A Alice usa modernas tecnologias de inteligência artificial e linguagem natural, sendo uma iniciativa importante dentro de nosso programa de Jornada Cognitiva. É por ela que oferecemos ainda mais inteligência e eficiência à Plataforma de Serviços Financeiros – o Sisbr – para as cooperativas”, afirma Márcio Alexandre de Macedo Rodrigues, superintendente de Governança de TI e Segurança e Inovação do Sicoob.
A origem da Alice
A assistente virtual do Sicoob leva o nome de uma ilustre figura feminina do cooperativismo: Alice Acland. À frente de seu tempo, Alice foi responsável por fundar a Aliança Cooperativa das Mulheres, organizando a primeira reunião feminina dedicada ao movimento cooperativo, em 1883, em Edimburgo. Em comum com os princípios cooperativistas do Sicoob, Alice demonstrava interesse em promover uma sociedade mais igualitária e equitativa; por meio do incentivo à participação feminina nas cooperativas assim como o desejo de ajudar o próximo em alto grau de altruísmo.
No sistema cooperativista e, principalmente no Sicoob, os cooperados são clientes e, ao mesmo tempo, donos do negócio. Isso acontece porque a instituição é estruturada em uma organização que oferece serviços e produtos financeiros a custos mais competitivos em relação às demais companhias.
O Sicoob desempenha um importante papel na sociedade ao promover a justiça financeira tanto em grandes metrópoles quanto em áreas mais remotas do País, o que torna o modelo econômico adotado sustentável, privilegiando a população e a cooperativa.
Cresce demanda nos canais digitais
Durante o período da quarentena, o uso dos canais digitais do Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob) cresceu 37% em quantidade de transações. Somente em maio de 2020, os canais digitais foram responsáveis por 84,46% das transações totais do Sicoob. Ainda em relação às transações totais, o celular foi responsável sozinho por 63,82% das transações. Pelo smartphone, os cooperados têm acesso a um rico portfólio de produtos e serviços, como linhas de crédito com taxas mais justas e acessíveis, opções para investimentos com remuneração competitiva e inúmeros produtos diferenciados como seguros, consórcios, previdência, cartões virtuais e outros meios de pagamento.
Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa (com informações do Centro Cooperativo Sicoob)