Sicoob Corretora SC/RS lança projeto Mulheres Seguras - Nacional
null Sicoob Corretora SC/RS lança projeto Mulheres Seguras
A palestrante Maria Brasil e as apresentadoras Amanda Constâncio e Elaine Dias
O Sicoob Corretora SC/RS promoveu no dia 27 de maio, das 16 às 17 horas, uma live (transmissão ao vivo) de lançamento do projeto Mulheres Seguras Sicoob. A convidada especial, Maria Brasil, é fundadora da Essence Branding, TEDx Speaker, autora, professora e palestrante, presidente da Confederação Nacional de Jovens Empreendedores (Conaje) e representante Brasil G20 YEA (Aliança de Jovens Empreendedores do G20), “uma mulher apaixonada por construir marcas com alma, emoção e essência”, como ela mesma se define.
O objetivo do projeto Mulheres Seguras Sicoob é encorajar as mulheres, cooperadas ou funcionárias, nas áreas profissional e social, e conscientizar o público em geral sobre temas relacionados à equidade de gênero. As ações serão endereçadas, também ao público masculino das cooperativas e das comunidades onde o Sicoob atua, porque a mudança precisa ser de todos.
Serão realizadas ações durante todo o ano, em datas relacionadas aos temas e em diversos formatos, como palestras, conversas, espaço para fala, textos, áudios e audiovisuais.
Algumas datas projetadas para ações do projeto são: Dia Internacional de Ação pela Igualdade da Mulher (6 de setembro); Dia Mundial da Mulher Rural (15 de outubro); Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino (19 de novembro); e Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres (6 de dezembro).
Desde 2020, continuando os esforços do Centro Cooperativo Sicoob (CCS), os Seguros do Sicoob têm trazido ações internas e externas dando luz a assuntos importantes e, em março de 2021, foi lançada uma campanha no Dia Internacional da Mulher, com o título “Ninguém Segura uma Mulher Segura”.
Esse movimento teve como objetivo incentivar as mulheres a buscarem proteção e cuidado através do seguro. A partir daí, percebeu-se a necessidade de, mais do que vender Seguro para Mulheres em algumas datas, ser parceiro e dar voz e levar mais informação ao público feminino.
Segundo Taila Pollyana Müller, da Unidade Administrativa do Sicoob Creditapiranga, disse que adorou o projeto, “com certeza uma grande oportunidade para as mulheres mostrarem o seu valor e serem reconhecidas pelo que fazem”.
Karina Stange Albuquerque, do Sicoob Central SC/RS, disse que o projeto é incrível e bem estruturado. “Chamou a minha atenção e vou adorar participar”, acrescentou. Outra que não escondeu o entusiasmo é Cinthia Mariane Scolaro, da Unidade Administrativa do Sicoob Caçador, “tem tudo pra ser um excelente projeto e tomara que chegue a todos os pontos de atendimento, do maior ao menor”.
O Sicoob é signatário dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, comprometido principalmente com o Objetivo 8 – Trabalho decente e crescimento econômico, o que só pode ser alcançado através de oportunidades justas para homens e mulheres. E tem também os objetivos 5 e 10 da Agenda 2030 da ONU, que buscam a igualdade de gênero e a redução das desigualdades.
É crescente o reconhecimento do papel da mulher na família, no mercado de trabalho e na sociedade. Mas ainda há muitos desafios a serem vencidos, dentro e fora das empresas, como mostram alguns dados do cenário nacional.
Mulheres e Homens
Segundo pesquisa nacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019, a população brasileira é composta por 48,2% de homens e 51,8% de mulheres.
Na população com 25 anos ou mais, 15,1% dos homens e 19,4% das mulheres possuíam ensino superior completo em 2019. Em contraste, as mulheres representam apenas 46,8% dos professores nas instituições de ensino superior no país, conforme o IBGE.
De acordo com o último Censo Agropecuário, divulgado em 2017 pelo IBGE, 19% dos produtores agropecuários registrados são mulheres.
Em 2019, 52,4% da população em idade de trabalhar era formada por mulheres. Em contraste, os homens representam 56,8% da população que efetivamente trabalhava, o que pode ser explicado pela responsabilidade assumida por muitas mulheres no cuidado dos filhos e da casa, o que as tira do mercado de trabalho.
Apesar de mais instruídas, as mulheres ocupavam em 2019 apenas 37,4% dos cargos de gestão e recebiam 77,7% do rendimento dos homens.
Apesar dos avanços com o passar dos anos e da representatividade na educação superior, as mulheres ainda são pouco reconhecidas no mercado de trabalho, principalmente em cargos de chefia. E costumam ter dupla ou tripla jornada, com os afazeres domésticos e cuidados dos filhos. E a situação é ainda mais injusta para as mulheres negras. Torna-se evidente, portanto, a necessidade da desconstrução de estereótipos e de injustiças históricas que resultem numa grande transformação social.
A live Mulheres Seguras Sicoob foi coordenada por Elaine Dias, analista de Produtos do Instituto Sicoob e Amanda Rodrigues Constâncio, analista de Comunicação e Marketing do Sicoob Corretora SC/RS. Ao final da transmissão, todas participantes deixaram uma avaliação sobre o projeto e concorreram a camisetas com o nome do projeto.
Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa (com informações do Sicoob Corretora SC/RS).