null Colaboradores da Sicoob Credip cultivam mudas de ipês para serem doadas

10/05/2021 16:36

Árvore nativa da floresta Amazônica embeleza a paisagem no período de estiagem em Rondônia. As mudam serão doadas aos cooperados no final do mês de maio.

É nos meses de estiagem em Rondônia que a beleza dos ipês se destaca. A florada da árvore, nativa da floresta Amazônica e do Cerrado, traz um colorido especial, contrastando com a paisagem cinzenta do período seco. Em São Domingos do Guaporé (RO), colaboradores da Sicoob Credip estão cultivando mudas de ipês para serem doadas aos cooperados. A ação, que tem por objetivo incentivar a prática de preservação do meio ambiente, faz parte do movimento Dia de Cooperar, realizado todos os anos pela Cooperativa.

O gerente da Sicoob Credip em São Domingos do Guaporé, Felipe Apolinário Gabriel, conta que todos os anos os colaboradores se reúnem para definir o tema da ação a ser desenvolvida. A ideia de doar mudas surgiu devido as constantes queimadas existentes no município, principalmente nos períodos de seca.

“Como a região de São Domingos do Guaporé tem muitas queimadas, pensamos em fazer uma ação voltada ao reflorestamento. Para isso, contamos com o apoio de um cooperado nosso que é engenheiro agrônomo. Ele doou algumas mudas de ipês e nos ajudou com orientações para o cultivo da árvore”, disse Felipe.

Colaborador da Cooperativa e participante da ação, Thiago Miranda de Amorim diz que a escolha pelo ipê foi em razão de ser uma espécie de fácil adaptação, além de ter uma florada muito bonita que enfeita qualquer paisagem.

“Todos os colaboradores estão bem empenhados com o projeto. Começamos em fevereiro, no início tentamos fazer as mudas com sementes, mas não vingou. Aí, recebemos a doação de mudas de um cooperado e fizemos um mutirão para prepararmos cerca de mudas de ipê. Cada voluntário levou um pouco das mudas para cuidar em casa até que as árvores cheguem no porte ideal para serem doadas”, explicou Thiago.

O engenheiro agrônomo, Geraldo Souza Ferreira Filho, cooperado da Sicoob Credip e apoiador do projeto, diz que se interessou pela ação por trazer uma reflexão sobre sustentabilidade. Além de doar as mudas, Geraldo orientou os voluntários a fazerem de forma correta o plantio e transplantio para os recipientes. Todas as mudas foram legalizadas junto ao órgão de fiscalização (Idaron).

“A nossa região ainda tem a cultura do desmatamento. Então, achei bem oportuno essa ação para mostrar aos cooperados a importância de plantar uma árvore. Espero que quem receber essa muda, cuide dela para poder desfrutar de tudo que a árvore pode nos oferecer, oxigênio, sombra e conforto”, espera Geraldo.

Segundo o agrônomo, o ipê pode ser usado como uma árvore de ornamentação e também como recomposição da reserva legal. A florada da espécie ocorre em média de 4 a 5 anos após o plantio.

“A espécie é muito indicada para paisagismo. O cultivo é indicado tanto para área urbana, como rural. As raízes não causam danos às calçadas, muito menos para a encanação da cidade. Mas, diferente da zona rural onde a condução pode ser livre, na cidade é indicado fazer a poda da árvore para que não fique muito alta”, observa o agrônomo.

As mudas cultivadas pelos colaboradores são da espécie do ipê rosa. A previsão é que elas estejam prontas para doação no final do mês de maio.