Uso dos canais digitais do Sicoob cresce e permite que a comunidade cooperativa continue ativa durante a quarentena - Nacional
null Uso dos canais digitais do Sicoob cresce e permite que a comunidade cooperativa continue ativa durante a quarentena
Entre março e maio, a quantidade de transações nos canais digitais do Sicoob cresceu 37%
Durante o período da quarentena, o uso dos canais digitais do Sicoob - Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil - cresceu 37% em quantidade de transações. Somente em maio de 2020, os canais digitais foram responsáveis por 84,46% das transações totais do Sicoob. Ainda em relação às transações totais, o celular foi responsável sozinho por 63,82% das transações. Pelo smartphone, os cooperados têm acesso a um rico portfólio de produtos e serviços, como linhas de crédito com taxas mais justas e acessíveis, opções para investimentos com remuneração competitiva e inúmeros produtos diferenciados como seguros, consórcios, previdência, cartões virtuais e outros meios de pagamento.
Além do constante incentivo do Sicoob aos seus cooperados para uso dos canais digitais, disponíveis em regime ininterrupto (24h por dia durante toda a semana), a instituição tem disponibilizado em sua Jornada de Transformação Digital uma quantidade expressiva de produtos e facilidades em seus canais digitais com o objetivo de aprimorar a experiência dos seus cooperados na contratação, utilização dos serviços financeiros disponíveis e para apoiá-los ainda mais nesse momento de crise e isolamento social provocados pela Covid-19. A campanha lançada em nível nacional foi batizada de "Não podemos dar as mãos, mas podemos unir as nossas atitudes e fazer a diferença!".
"Dentre todos os lançamentos nesse período, alguns fizeram muita diferença e agregaram muito valor ao nosso cooperado e fortaleceram ainda mais o cooperativismo financeiro", afirma Marco Aurélio Almada, presidente do Bancoob e do Sicoob.
Assim que iniciaram as medidas de isolamento para conter a propagação da doença no País e as agências bancárias passaram a fechar as portas com duas horas de antecedência, com o objetivo de facilitar a adesão e o uso dos canais digitais, o Sicoob disponibilizou um recurso que permite aos cooperados cadastrarem e alterarem as suas senhas e habilitarem os seus dispositivos para terem acesso a todos os produtos e serviços da sua cooperativa por meio dos canais digitais sem precisarem se deslocar até uma agência e para isso utilizando técnicas avançadas de inteligência artificial.
"Preocupados com a saúde física dos nossos cooperados e a segurança para movimentação da sua conta, disponibilizamos essa solução que permitiu, mesmo de casa, a habilitação de 40% a mais de celulares para acesso digital às contas se compararmos os números do mês de maio ao que foi habilitado em fevereiro desse ano", afirma Antonio Vilaça Júnior - Diretor de TI do Sicoob.
Outra medida muito importante foi a disponibilização da possibilidade de realização de assembleias virtuais por meio do app Sicoob Moob. "No cooperativismo, o cooperado além de cliente de uma instituição financeira cooperativa é também sócio/dono. Sendo assim, mesmo em tempos de isolamento social, o nosso cooperado pode participar ativamente, por meio do app Moob, da transmissão ao vivo das assembleias e exercer o seu direito de voto nas decisões da sua cooperativa", ressalta Almada. Ele ainda afirma que ao todo, mais de 70 assembleias foram realizadas durante a quarentena.
A próxima novidade prevista para este mês é o lançamento do canal corporativo Whatsapp em que a Alice apoiará tanto o processo de relacionamento e engajamento dos cooperados, como também possibilitará a realização das primeiras transações neste canal utilizando recurso de interpretação de linguagem natural disponível na inteligência artificial do Sicoob. Assim, será possível, por meio de interações, consultar saldo e extrato de conta corrente e, num segundo momento, manifestar a intenção e realizar saques sem utilização do cartão.
Maior cooperativismo via aplicativo
O Sicoob registrou, durante a quarentena, um aumento de 49,5% na abertura de novas contas pelo processo de associação digital disponível por meio do app FaçaParte, se comparado aos números do início do ano. No total, atualmente são mais de 4,7 milhões de cooperados que mesmo durante a quarentena atuam como donos de suas próprias cooperativas por meio dos canais digitais decidindo os rumos e não somente consumindo produtos e serviços financeiros com condições justas, mas também sendo beneficiado diretamente da divisão de sobras periodicamente. "A quarentena evidenciou que o Sicoob está preparado para responder com tempestividade ao ‘novo normal’ que exige a aceleração da jornada de transformação digital das instituições. O cooperativismo financeiro mais uma vez sairá fortalecido desse momento de crise e continuará firme em seu propósito de conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade", reforça Almada.
Alice, a assistente virtual do Sicoob
Ainda nesse período, foi lançada oficialmente a Alice - atendente virtual do Sicoob. Criada pelo Programa de Transformação Digital do Sicoob, a Alice é um chatbot, serviço de conversa e interação on-line por meio de mensagens, com inteligência artificial inovadora que oferece um canal de atendimento totalmente virtual, ágil e eficiente, se destacando por proporcionar uma experiência de conversação muito próxima a dos seres humanos. A Alice usa modernas tecnologias de inteligência artificial e linguagem natural, sendo uma iniciativa importante dentro do nosso programa de Jornada Cognitiva. Por meio de um bate-papo, a Alice responde a perguntas primárias, tratando questões sem a necessidade de intermediação da Central de Atendimento, como, por exemplo, consultas relativas ao cartão de crédito, efetivação de transações financeiras, dicas de educação financeira, entre outras. Mais de 70% dos casos já são solucionados pela Alice e, quando não o são, ela mesma direciona automaticamente para a Central ou até mesmo para o gerente de relacionamento do cooperado.