null De olho no futuro, Sicoob Credip conclui Planejamento Estratégico 2020-2023

02/04/2020 15:09

Documento define os passos a serem seguidos para o alcance dos objetivos da Cooperativa. Todo o processo esteve acompanhado do moderador Sérgio Cordioli, especialista em processos participativos.

Focada em manter o rendimento conquistado nos últimos anos, a Sicoob Credip concluiu no início do mês de março o Planejamento Estratégico 2020-2023. O documento, que define os passos a serem seguidos para o alcance dos objetivos nos próximos quatro anos, foi feito com a participação de delegados, colaboradores, conselheiros e diretores da Cooperativa.  Todo o processo esteve acompanhado do moderador Sérgio Cordioli, especialista em processos participativos.

A primeira etapa do Planejamento foi realizada com delegados da Sicoob Credip, que propuseram melhorias para a Cooperativa sob a ótica dos cooperados. Na segunda etapa, que contou com a presença dos gerentes e supervisores, os participantes tiveram a missão de propor soluções que atendessem melhor as demandas dos cooperados e comunidades.

Para o gerente operacional, Giovane Alves Costa, esse é um momento chave na vida da Cooperativa, onde serão definidas as principais ações que serão desenvolvidas nos próximos anos.

“O planejamento é importante, ainda mais que estamos vivendo um cenário externo de muitas mudanças e incertezas e a Cooperativa precisa vir forte, mas antenada nesse novo cenário. Aprimorar a forma como a gente vai se relacionar com nossos cooperados e melhorar a qualidade dos processos são algumas das missões que temos para os próximos anos”, disse Giovane.

“Essa também é a oportunidade que temos de rever aquilo que não cumprimos no planejamento passado e alinhar o que precisa ser atualizado. A participação do setor operacional nesse processo é vital, tanto para entender a demanda dos cooperados, conselhos e propor melhorias na parte operacional”, acredita o gerente do ponto de atendimento de Cacoal, Jonas Alves da Costa Junior.

Responsável pelo setor de desenvolvimento cooperativo, Eduardo Soares Pessoa, acrescenta que as propostas sugeridas no planejamento estratégico levaram em conta as mudanças de mercado, as inovações que estão surgindo e a atuação do cooperativismo no âmbito nacional. 

“As estratégias foram desenhadas pensando de uma forma que a Cooperativa cresça de forma sustentável, inteligente e com o menor desgaste possível. Tudo isso, buscando o aprimoramento da empresa para atender melhor o cooperado, que é a razão pelo qual a Cooperativa existe”, destacou Eduardo.

A última etapa do planejamento estratégico contou com a participação dos membros dos Conselhos de Administração e Fiscal e da Diretoria Executiva.

“O planejamento é um indicador e foi construído em grupo, em consenso, compreendendo os desafios e fragilidades que temos.  A participação e dedicação de todos nesse processo foi muito boa. O próximo passo agora é elaborar ações que envolvam o Planejamento Estratégico”, concluiu o presidente do Conselho de Administração, Oberdan Pandolfi Ermita.

A elaboração das ações deve acontecer nos próximos dias 25 e 26 de março.