Vai reformar a casa? Empréstimo Consignado pode ser uma alternativa ao cartão de crédito - Nacional
null Vai reformar a casa? Empréstimo Consignado pode ser uma alternativa ao cartão de crédito

George Figueiredo, Gerente de Crédito do Sicoob UniMais Rio, dá dicas para economizar.
Planejar a reforma de um cômodo em casa é, além de uma decisão importante, um investimento no seu conforto e no seu patrimônio. Mas, na hora de fazer o orçamento da obra, a maior dúvida é como comprar o material de construção e pagar os profissionais. Em alternativa às tradicionais parcelas no cartão de crédito, o empréstimo consignado pode ser uma boa opção.
Cartão de crédito parcelado: praticidade que pode custar caro
O cartão de crédito é prático, por permitir parcelar as compras diretamente nas lojas de materiais de construção. Mas essa facilidade pode vir acompanhada de um alto custo. As taxas de juros do cartão de crédito, principalmente em parcelamentos, são altas e podem encarecer muito o valor total da sua reforma.
Além disso, o excesso de parcelamentos no cartão pode levar ao endividamento, principalmente se você já tem parcelas de outras compras ou não consegue manter o controle dos gastos mensais. O limite do cartão também fica comprometido, dificultando outras compras, e as muitas parcelas podem tornar o controle financeiro ainda mais difícil.
Empréstimo Consignado: Taxas menores, maior poder de negociação
O empréstimo consignado, por outro lado, tem taxas de juros mais baixas – mesmo com a contratação do seguro prestamista em conjunto –, pois o pagamento é garantido pelo desconto direto em folha. Com o dinheiro do empréstimo em mãos, você pode negociar descontos maiores ao comprar os materiais de construção à vista, o que pode compensar o custo dos juros. O prazo para quitar a dívida também é definido desde o início, facilitando o planejamento financeiro e reduzindo o risco de atraso e juros de mora.
Mas fique atento:
Apesar das vantagens, o empréstimo consignado também exige atenção. O valor da parcela é descontado diretamente da sua renda, o que pode reduzir o seu orçamento mensal disponível – é importante tomar cuidado para não ter que apertar o cinto em momentos de emergência. Além disso, é necessário passar por uma análise de crédito e aprovação, o que pode levar algum tempo, e o valor do empréstimo pode ser limitado pelo seu salário e margem consignável.
Qual é a melhor opção?
George Figueiredo, Gerente de Crédito do Sicoob UniMais Rio, dá a dica: “É sempre importante comparar a facilidade do parcelamento do cartão – e alguns benefícios que ele oferece, como o acúmulo de milhas – com a possibilidade de negociar um desconto no pagamento à vista da compra, usando o valor do empréstimo para pagar. Basta colocar na ponta do lápis qual será o valor total que você pagará nas duas opções”.
Ele completa: “Partindo do princípio de que a pessoa precisa assumir a dívida da reforma, que seja uma dívida mais barata. E talvez o consignado cumpra o papel de ser uma opção mais saudável dentro do orçamento, em relação ao cartão de crédito, já que esta opção pode implicar em outros problemas”. Para ele, é importante analisar os seguintes pontos:
- Taxas de juros: Compare as taxas do cartão e do empréstimo. O consignado geralmente oferece taxas mais vantajosas.
- Perfil financeiro: É preciso ter disciplina financeira. Se você tem dificuldade em controlar gastos no cartão, o consignado pode ser mais seguro.
- Urgência: Se precisar dos materiais rapidamente, o cartão pode ser mais prático, mas o consignado pode compensar a espera com melhor custo-benefício.
Com o Empréstimo Consignado Sicoob você tem acesso a taxas mais baixas e consegue negociar bons descontos à vista para fazer a sua reforma. Evite o cartão de crédito parcelado se você já tem dívidas ou dificuldade em controlar seus gastos, pois ele pode gerar um endividamento maior.
Antes de tomar qualquer decisão, faça simulações nas duas opções, compare os custos totais (juros e descontos) e escolha a alternativa mais adequada para o seu bolso e planejamento financeiro. Assim, você fará uma reforma mais tranquila e econômica.