Comitê de Mulheres do Sicoob Coopere: Um Passo à Frente pela Inclusão e Equidade de Gênero - Nacional
null Comitê de Mulheres do Sicoob Coopere: Um Passo à Frente pela Inclusão e Equidade de Gênero
- Capa do artigo:
-
- Conteúdo:
O Sicoob Coopere deu um importante passo rumo à promoção da inclusão, diversidade e equidade de gênero com a constituição do Comitê de Mulheres. Essa iniciativa reflete o compromisso da cooperativa em contribuir para a construção de um ambiente mais justo e representativo, não apenas dentro da organização, mas também na sociedade como um todo.
A origem da iniciativa
A criação do Comitê de Mulheres foi inspirada pelos princípios cooperativistas que destacam a inclusão e a responsabilidade social como pilares fundamentais. Estudos mostram que, apesar de as mulheres representarem mais da metade da população brasileira, sua presença nos espaços de decisão ainda é limitada, inclusive no cooperativismo. Pela sua essência principiológica, as cooperativas têm a responsabilidade com a promoção da inclusão da diversidade e da equidade de gênero nas suas instâncias e isso implica em adotar estratégias de sustentabilidade que fortaleça a participação das mulheres na cooperativa.
Objetivo do Comitê de Mulheres
O Comitê de Mulheres surge como uma iniciativa estratégica para promover a inclusão e ampliar a participação das mulheres no Sicoob Coopere. Seu principal objetivo é fortalecer a presença democrática de mulheres, criando um espaço de escuta ativa onde necessidades específicas possam ser apresentadas e trabalhadas de forma conjunta. Assim, busca-se construir projetos e propostas que promovam um cooperativismo mais equitativo e inclusivo.
Ações previstas e impacto esperado
O Comitê será descentralizado, atuando diretamente nas seccionais onde se encontra organizado o quadro social do Sicoob Coopere. Entre as ações planejadas estão:
Mobilização e capacitação das mulheres para fortalecer a atuação feminina na cooperativa;
Potencialização de lideranças que poderão compor a governança na administração da cooperativa;
Mapeamento das necessidades específicas das mulheres para a construção conjunta de projetos e propostas para um cooperativismo mais justo e igualitário.
Acredita-se que a força coletiva das mulheres tem muito o que contribuir com as instituições, é uma questão de oportunidade, e, o cooperativismo ao honrar a sua essência, pode e deve promover a inclusão de todas as pessoas.
Confira os depoimentos de umas das integrantes do Comitê de Mulheres do Sicoob Coopere:
"No comitê de mulheres do Sicoob Coopere me sinto mais mulher, pois aprendi sobre o meu papel como mulher na sociedade. O Comitê de Mulheres do Sicoob ajuda nas atividades que promovem a equidade de gênero, o empoderamento e a capacitação das mulheres, que podem combater a violência contra as mulheres e ajudar a construir um país mais justo.
E nos capacitamos para o enfrentamento da violência contra as mulheres e para fortalecer políticas públicas de combate à violência contra as mulheres." - Acácia Costa, Conselheira de Administração do Sicoob Coopere.
"Acredito que minha participação no comitê de mulheres dará um significado especial para minha vida, uma vez que sou uma mulher que busca seu espaço de inserção social, profissional e respeito diante do que esse meio de cooperativismo se desenvolve em nossa sociedade. O comitê fortalecerá minha voz enquanto mulher, porque eu não estarei sozinha, mas em um grupo de mulheres que busca o mesmo objetivo: destacar-se dentro do cooperativismo, formar uma sociedade mais justa, desenvolver programas sociais dentro das cooperativas e levá-los para as comunidades. Pretendo contribuir usando meus conhecimentos educacionais e minhas formações acadêmicas para construir projetos que tornem o Sicoob Coopere um espaço de equidade de gênero." - Cosma Lima, delegada do Sicoob Coopere.
- Foto da galeria (opcional):
- Baixar Foto da galeria (opcional)
- Título da foto (ocional):
- Subtítulo (opcional):