null Escola Municipal Especial do RS participou do Concurso Cultural 2024 com apoio do Sicoob Meridional

13/12/2024 12:04

O Concurso Cultural, promovido pelo Instituto Sicoob, é uma iniciativa que aproxima o universo do cooperativismo das escolas brasileiras. Desde a sua criação, o programa tem se destacado por estimular a reflexão e a expressão criativa de alunos do ensino fundamental, por meio da produção de desenhos, textos e outras formas de arte, sempre relacionadas a temas que buscam fortalecer valores cooperativos.

Em 2024, o concurso completou 13 anos e segue cumprindo o papel de envolver mais jovens em práticas que incentivam a cidadania, a cooperação e o desenvolvimento sustentável. As ações do Concurso Cultural realizadas pelo Sicoob Meridional envolveram este ano 38.767 crianças e 86 professores de 196 escolas, em 21 municípios.

No RS, este ano o Concurso Cultural foi além e envolveu alunos da Escola Municipal Especial Caminhos do Aprender, de Bento Gonçalves. Foi a primeira vez que uma instituição de ensino que atende alunos especiais participou da ação.

A voluntária Daniela Fidler Lucatelli Weiler, que é colaboradora e voluntária do Sicoob, conta que estar ao lado das crianças e dos professores envolvidos com o concurso contribui muito para o aprendizado pessoal. “Nós introduzimos a educação financeira de uma forma diferente do que somos acostumados e os alunos nos mostraram que são muito capazes. Isso é o cooperativismo, é o que nos move e nos faz melhores como seres humanos”, comenta.

Já a professora e diretora da escola, Gisele Zagonel Picolli, ressalta que a inclusão vai muito além de oferecer oportunidades. Trata-se de abrir caminhos para que todas as crianças tenham acesso à cultura, à criatividade e ao reconhecimento de suas potencialidades. “Concursos culturais representam um espaço privilegiado para o desenvolvimento das habilidades sociais, emocionais e cognitivas das crianças. Para alunos da educação especial, esse espaço assume uma dimensão ainda mais significativa: ele se torna um palco de empoderamento, de expressão e de pertencimento”, complementa.

A professora aproveitou a oportunidade para parabenizar o Sicoob pelas ações. “A cooperativa é um exemplo de que a transformação social começa com pequenos gestos de abertura e acolhimento. A inclusão não é um favor, é um direito, e garantir esse direito é dar um passo importante rumo a uma sociedade mais justa, criativa e humana”.