Sicoob Credivertentes e Senar formam mais 18 empresários rurais com GQC - Nacional
null Sicoob Credivertentes e Senar formam mais 18 empresários rurais com GQC
Programa aconteceu em Senhora dos Remédios no último trimestre
“Fartura” define a Pecuária Leiteira em Senhora dos Remédios, cidade a 52km de Barbacena, no Campo das Vertentes. Dados do IBGE, aliás, comprovam isso, apontando produção anual superior a 13,5 milhões de litros na Comunidade.
Se esses números já são excelentes, imagine o que pode acontecer com o aperfeiçoamento de 18 produtores locais no Gestão com Qualidade em Campo (GQC). O programa é realizado pelo Sistema Faemg/Senar e se baseia em metodologia com aulas exclusivas, consultorias personalizadas e planejamento estratégico. Tudo com um objetivo: mostrar aos produtores que eles estão à frente de verdadeiras empresas rurais. “Eu mesmo não tinha consciência disso”, comentou Neimar Assis na Terça-Feira, 3 de Dezembro, quando um evento de formatura marcou o fim dessa jornada.
Assis faz parte do Sicoob Credivertentes, Cooperativa que desde 2007 leva o GQC aos municípios de seu mapa de atuação. Em 2024, aliás, a parceria com o Faemg/Senar foi reforçada e teve resultados em dose dupla. Isso porque em Agosto essa união de forças beneficiou 16 ruralistas dedicados à produção de Cachaça em Alto Rio Doce – um nicho inédito para o programa, aliás.
Já o grupo que encerrou atividades em Dezembro atua num espaço que é “velho conhecido” da metodologia – e cujos desafios seguem se renovando.
“Embora algumas questões e soluções sejam parecidas, há sempre detalhes muito particulares em cada propriedade, em cada história, em cada objetivo e sonho. No final das contas, o que os participantes têm em comum é a disposição para rever conceitos e práticas, ver seus negócios com a dimensão que merecem. Pra mim, pessoalmente, foi muito gratificante estar aqui, atuar aqui. Agradeço ao Sistema Faemg/Senar pela oportunidade e ao Sicoob Credivertentes pela parceria”, comentou o instrutor do GQC José Geraldo Machado.
A vice-presidente do Conselho de Administração na Cooperativa, Fabiana Oliveira, também destacou a potência desse movimento entre instituições. “Um dos nossos propósitos é justamente impulsionar as pessoas para que revolucionem desde a própria vida à Comunidade em que atuam. E poder contar com um sistema como o Faemg/Senar nessa caminhada é motivador. Especialmente ao implementar um programa tão completo prezando por uma palavra-chave essencial: Sustentabilidade”, pontuou.
Esse, aliás, é um termo que o Neimar citado alguns parágrafos atrás não esquece. Xará por acaso do jogador Neymar Júnior, foi impossível evitar trocadilhos na cerimônia de formatura do produtor em Senhora dos Remédios. Até porque se considera, de fato, um “craque no campo” a partir de agora. E o faz com um excelente reforço no time - a esposa Cristiane Coelho. “Nós dois participamos do GQC e é nítido o quanto realmente precisávamos do curso. A luta vinha sendo grande no aspecto financeiro, não tínhamos muita sabedoria pra lidar. Hoje temos outros comportamentos e pensamos com mais otimismo no amanhã”, garantiu sobre o Sítio Timóteo, que gerencia em família. A meta imediata, aliás, é ampliar a ordenha de 1,2 mil litros de leite diários por lá. Tudo isso com diminuição de custos e até mesmo do rebanho disponível. “Vamos conseguir, tenho certeza!”, acrescentou o empresário rural.
O gerente do Sicoob Credivertentes em Senhora dos Remédios, Anderson Silva, comemorou depoimentos como esse. “As pessoas sempre perguntam qual o melhor investimento oferecido pela Cooperativa e sempre digo que um dos principais é no Conhecimento. Não se trata somente de disponibilizar Crédito, mas de proporcionar evoluções, transformações individuais. Sinto um orgulho enorme desses 18 produtores que participaram do GQC e de saber que nossa Cooperativa propiciou tudo isso”, disse.
De 2007 a 2024, o programa beneficiou 320 produtores em nossa região.