Audiência pública no Território da Canastra debate questões sobre o Queijo Minas Artesanal (QMA) - Nacional
null Audiência pública no Território da Canastra debate questões sobre o Queijo Minas Artesanal (QMA)
- Capa do artigo:
- Conteúdo:
No último dia 25 de novembro, o anfiteatro do Sicoob Sarom foi palco da audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com apoio da Câmara Municipal de São Roque de Minas, da Associação dos Produtores de Queijo da Canastra (Aprocan) e do Sicoob Sarom. O encontro teve como objetivo debater a produção e o desenvolvimento da cadeia produtiva dos queijos artesanais, integrando os esforços da ALMG para fomentar e regulamentar o setor, conforme a Política Estadual Queijo Minas Legal, instituída pela Lei 24.993, de 2024.
A iniciativa foi liderada pelo presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da ALMG, deputado Raul Belém (Cidadania), que presidiu os trabalhos. A mesa diretora contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, além de representantes de entidades, como Aprocan, Crminas, Emater, Faemg/Senar, IMA, SerTãoBras e Sicoob Sarom.
Os discursos iniciais abordaram a história do queijo artesanal, as lutas pela sua legalização e reconhecimento, além dos avanços recentes. Destacou-se, ainda, a expectativa de que o Queijo Minas Artesanal (QMA) seja reconhecido como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco, em evento a ser realizado na primeira semana de dezembro deste ano, em Assunção do Paraguai.
Na segunda etapa, o presidente da sessão abriu espaço para que os produtores compartilhassem as dificuldades enfrentadas no dia a dia e sugerissem melhorias para facilitar a produção dentro da legalidade. Entre os desafios mencionados estavam a necessidade de aprimoramento da legislação e maior apoio técnico e financeiro.
“A audiência pública foi essencial para escutarmos os desafios que os produtores enfrentam. Essas informações, extremamente importantes, serão levadas adiante para que o Queijo Minas Artesanal possa ser comercializado em mais mercados, com um número crescente de produtores legalizados,” destacou o deputado estadual Raul Belém.
Para Higor Freitas, Gerente Executivo da Aprocan, o evento foi um marco: “Receber essa audiência pública foi um ponto de partida importante para o Território da Canastra. Esperamos que este ato seja o primeiro passo para regularizar toda a cadeia produtiva do Queijo Minas Artesanal, com melhorias significativas na legislação vigente.”
João Carlos Leite, presidente do Sicoob Sarom, reforçou: "A produção do Queijo Minas Artesanal é uma expressão da cultura, história e tradição do nosso povo. Participar de um evento como este, que busca fortalecer essa cadeia produtiva, é reafirmar nosso compromisso com o desenvolvimento local e a valorização dos pequenos produtores. A união de esforços entre produtores, entidades e governo é o caminho para garantir que o queijo da Canastra continue a levar o nome do nosso território ao mundo."
O evento evidenciou a importância de um diálogo contínuo para transformar desafios em oportunidades, garantindo que o Queijo Minas Artesanal (QMA) permaneça como símbolo de qualidade, tradição e desenvolvimento para Minas Gerais e o Brasil.
- Foto da galeria (opcional):
- Baixar Foto da galeria (opcional)
- Título da foto (ocional):
- Subtítulo (opcional):