null Del Rei Next chega à segunda edição com mais de 700 inscritos

28/10/2024 08:00

O som é inconfundível há mais de 140 anos (inclusive porque é único). Vindo da Maria Fumaça mais antiga e em plena atividade no Brasil, o apito da locomotiva que liga São João del-Rei a Tiradentes literalmente para o trânsito do Bairro Matosinhos. Na Sexta-Feira (25) e no Sábado (26), porém, a cena foi um pouco diferente: quando passaram pela antiga estação da Comunidade, a Chagas Dória, os vagões tradicionais dividiram espaço com estandes do II Del Rei Next, evento de Inovação sediado em São João del-Rei.

A cena, claro, não poderia ser mais significativa. “É possível olhar para o futuro enquanto se respeita, enaltece e ressignifica o passado”, frisa João Pinto de Oliveira, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credivertentes. E continua: “Nossa Cooperativa é prova disso. Cuidamos da Memória Coletiva com nossas publicações, com projetos que resgatam a Cultura, a Arte, a História. Ao mesmo tempo, porém, investimos em ações que transformem novas ideias e empreendimentos em soluções não só para o mercado em si, mas para o próprio cotidiano em nossas Comunidades. Daí patrocinarmos o Del Rei Next”.

Segundo a organização do evento, mais de 700 pessoas se inscreveram na jornada com 20 palestras, cinco workshops e quatro oficinas. Tudo isso além de painéis, Maratona de Inovação, Rodada de Negócios. Um dos pontos altos envolvei a assinatura de um Pacto Pelo Desenvolvimento da Região das Vertentes, contando inclusive com a participação do subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação em Minas Gerais, Lucas Mendes. “Oportunidades como esta viabilizam conexões que culminam em grandes ideias apresentadas, em potencialidades reconhecidas e, também, na viabilização de novas oportunidades, disse. 
 



Cooperativismo

Para empreender e inovar é preciso pensar com estratégia – inclusive quando o assunto envolve o bolso. Exatamente por isso, o Sicoob Credivertentes promoveu dentro do Del Rei Next um novo mutirão de Clínicas Financeiras. “Nosso objetivo é sempre mostrar que Dinheiro e Sustentabilidade são palavras a serem ditas juntas não só num planejamento pontual, mas ao longo de toda a vida”, explica Dayvison Costa, membro do Setor de Desenvolvimento Social da Cooperativa.

Maria Auxiliadora Silva de Deus viveu esse conceito na prática. “A gente vai entendendo que inovar pode ser coisa do dia a dia, né? Vim com uma amiga ao Del Rei Next e acabei comentando numa conversa que queria organizar melhor minhas despesas, poupar um pouco. Pra minha surpresa, ela me mostrou a Clínica Financeira e decidi participar. Gostei demais. Recebi atendimento ‘nota mil’ e muita informação interessante. Fiquei muito feliz”, avaliou. 

Na mesma oportunidade, a Cultura e a Arte também encontraram (muito!) espaço com mais uma apresentação do projeto Viola Viva. A iniciativa foi sonhada dentro do Sicoob Credivertentes e afinada pela didática do grande Chico Lobo, que já ensina Viola Caipira em projeto pessoal. 

O comerciante Giovani Ribeiro, que acompanhou tudo da plateia, enalteceu o espetáculo. “Confesso que não esperava por isso. E nem acreditava que fizesse sentido uma apresentação de Viola Caipira no evento, a princípio”, pontuou. “Mas assumo que estava muito errado. Assistir essas crianças se dedicando a algo tão tradicional se revelou como algo extremamente inovador e de grande esperança também, sabe? Bonito demais. Que grata surpresa”.