null Crediriodoce presente na II Comigrar em Brasília

Capa do artigo:
Conteúdo:

A 2ª Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apátridia (Comigrar) foi realizada nos dias 08, 09 e 10 de novembro, e se encerrou com a votação das propostas prioritárias para orientar ações, programas e políticas públicas para os migrantes.

O evento, que reuniu mais de 700 participantes, incluindo autoridades, representantes de organizações internacionais e lideranças migrantes, refugiadas e apátridas, também contou com a presença da colaboradora do Sicoob Crediriodoce, Jaqueline Souza, agente administrativa da Organização do Quadro Social (OQS). Ela também representou todo o estado de Minas Gerais como delegada eleita, por meio do Programa Cooperação Sem Fronteiras. "Foi uma experiência incrível representar nosso estado e ajudar na construção e votação das propostas para políticas públicas no Brasil", afirmou Jaqueline.

Durante a conferência, foram aprovadas sessenta propostas, divididas em seis eixos temáticos: igualdade de tratamento e acesso a serviços públicos; inserção socioeconômica e promoção do trabalho decente; enfrentamento a violações de direitos; governança e participação social; regularização migratória e documental; e interculturalidade e diversidades. Essas propostas foram encaminhadas ao Governo Federal para servir de base para futuras ações voltadas à população migrante, refugiada e apátrida.

Jaqueline Souza ressaltou a importância de apoiar os brasileiros que estão retornando. "Nosso programa apoia os brasileiros que estão voltando ao país ou que ainda estão no exterior. Durante a conferência, propus ações para beneficiar esses brasileiros, garantindo que suas necessidades sejam consideradas nas políticas futuras", explicou.

A 2ª Comigrar foi organizada pela Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com diversas organizações e representantes da sociedade civil.
A participação da Crediriodoce na II Comigrar foi essencial para garantir que as propostas reflitam as necessidades dos brasileiros retornados. "Nossa participação foi essencial para que as propostas da II Comigrar reflitam as reais necessidades dos brasileiros retornados", concluiu Jaqueline Souza.

Linha do tempo das etapas preparatórias até chegar na Conferência Nacional:

No dia 09 de março, foi realizada a conferência livre local em Governador Valadares.

Já no dia 26 de abril, foi realizada a 1ª Conferência Estadual dos Direitos dos Migrantes, Refugiados, Apátridas e Retornados de Minas Gerais, Organizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), através da Subsecretaria de Direitos Humanos, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e a Agência da ONU para Migrações (OIM). Neste evento, houve a eleição dos delegados que representaram Minas Gerais na Etapa Nacional.
  

 

Foto da galeria (opcional):
Baixar Foto da galeria (opcional)
Título da foto (ocional):
Subtítulo (opcional):