null Cooperativas nacionais que ajudaram RS durante enchente são homenageadas pelo Sistema Ocergs

11/11/2024 17:17

As cooperativas homenageadas receberam um quadro com a representação de aspectos culturais do Rio Grande do Sul

Por essência, o cooperativismo é expressão do espírito de solidariedade e união da sociedade. E essa alma ficou ainda mais evidente durante a calamidade pública que atingiu o Rio Grande do Sul, em maio, quando parte significativa do Estado foi atingida pela enchente. No dia 28 de outubro, durante o Jantar dos Presidentes com líderes do setor, autoridades e representantes da imprensa, o Sistema Ocergs homenageou cooperativas nacionais que prestaram ajuda humanitária e colocaram-se à disposição do Estado no momento mais crítico da catástrofe climática.

Com a presença da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), foram chamadas ao palco para receberem a homenagem o Sicoob São Miguel, juntamente com o Sistema Ocepar, Copacol, Coamo, Cemil, Frísia, Coopavel, Cooperativa Pedrinhas SP, Fecoagro Minas Leite, e Cooperlíquidos. 

Apoio do Sicoob
Sob a liderança do Instituto Sicoob, foram arrecadados mais de R$ 5 milhões em doações na campanha SOS Rio Grande do Sul e acrescentados outros R$ 10 milhões pelo Sicoob nacional. 

O presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, disse que “o Sicoob é mais que uma escolha financeira, pois é um modelo de negócios que participa ativamente nas comunidades onde atua, contribuindo para o desenvolvimento, a geração de renda e a qualidade de vida da população. Por isso, está presente no dia a dia dos cooperados e empresas para auxiliá-los, nos bons e maus momentos, como aconteceu após as enchentes no Rio Grande do Sul".

As cooperativas do Sicoob SC/RS que participaram mais ativamente foram o Sicoob São Miguel, Sicoob Crediauc, Sicoob MaxiCrédito, Sicoob Transcredi, Sicoob Cooperando, Sicoob Creditaipu, Sicoob Valcredi e Sicoob Vale do Vinho. 

As doações do Sicoob beneficiaram 1.400.715 pessoas nos seguintes municípios gaúchos: Alvorada, Anta Gorda, Aratiba, Arroio do Meio, Arvorezinha, Barão, Barão de Cotegipe, Barra do Rio Azul, Bento Gonçalves, Bom Princípio, Bom Retiro do Sul, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Campo Bom, Candelária, Canoas, Carlos Barbosa, Feliz, Gramado, Gravataí, Guaíba, Guaporé, Igrejinha, Imigrante, Ivoti, Lajeado, Montenegro, Muçum, Nova Bassano, Nova Petrópolis, Nova Primavera, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Parobé, Passo Fundo, Paverama, Pelotas, Picada Café, Poço das Antas, Ponte Preta, Portão, Porto Alegre, Presidente Lucena, Relvado, Rio Grande, Riozin, Roca Sales, Rolante, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Francisco de Paula, São Leopoldo, São Loureço do Sul, São Sebastião do Caí, São Vendelino, Sapucaia, Severiano de Almeida, Sinimbu, Soledade, Taquara, Taquari, Teotônia, Travesseiro, Três Arroios, Três Coroas, Triunfo, Tupandi, Vale do Sol, Vale Real, Venâncio Aires, Vera Cruz, Veranópolis, Vila Flores, Vila Nova, Vista Alegre do Prata e Westfália.

Entre os itens doados estão água mineral, alimentos e refeições, apoio à abrigo para famílias, ar-condicionado e ventiladores, bebedouros, botes infláveis, brinquedos, cadeiras de rodas, cama, mesa e banho, cobertores, colchões, casinhas para animais, combustível, eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos, informática, segurança e hidráulicos, ferramentas, fertilizantes, fretes, instrumentos musicais, materiais de construção, materiais de resgate e hospitalares, e materiais esportivos.

Segundo Tânia Lorenzetti, analista de Investimento Social e Estratégico do Sicoob Crediauc disse que “participar deste projeto foi uma das experiências mais transformadoras da minha vida. Ver e ouvir os relatos emocionantes das pessoas beneficiadas, muitas que haviam perdido tudo, foi profundamente comovente. Conseguimos levar um raio de esperança e proporcionar momentos de alegria em meio à devastadora tragédia no Rio Grande do Sul”. 

Coopera RS
O movimento Coopera RS foi uma iniciativa do Sistema da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), com apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB), com o objetivo de mobilizar o cooperativismo brasileiro para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. 

As cooperativas homenageadas no Coopera RS receberam um quadro com a representação de aspectos culturais do Rio Grande do Sul. As obras foram elaboradas pela artista Michelle Bravo da Silva.

“O cooperativismo coloca o coletivo acima do individual, na crença de que a união fortalece o conjunto e uns apoiam os outros para que todos sejam mais fortes. Passamos por um momento de extrema dificuldade e contamos com o apoio de amigos e parceiros de todo o Brasil. Por isso, dedicamos o nosso mais sincero agradecimento”, afirmou o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann.

Fonte: Sistema Ocergs – Assessoria de Imprensa (com acréscimo do Sicoob Central SC/RS). Foto: Jonas Adriano.