Sicoob Credivar investe em programa de descarbonização, transformando evento em carbono neutro - Nacional
null Sicoob Credivar investe em programa de descarbonização, transformando evento em carbono neutro
No dia 02 de agosto aconteceu na cidade de São Thomé das Letras o II Workshop de Agronegócios do Sicoob Credivar. Esse foi o primeiro evento sustentável da cooperativa, que demonstrou seu comprometimento com as questões ambientais realizando inventário das emissões de carbono geradas durante o mesmo.
A proposta de neutralizar as emissões de gases de efeito estufa vieram a partir da consciência que a cooperativa tem com as mudanças climáticas que estão afetando o planeta. Além disso, o Sicoob é signatário do Pacto Global da ONU, iniciativa voluntária que envolve empresas e organizações em compromissos de sustentabilidade e apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS).
O Sicoob Credivar entende que buscar alternativas que reduzam os impactos de suas atividades é extremamente necessário e que, com ações como esta, consegue conscientizar stakeholders sobre o tema, incentivando que cooperados e parceiros neutralizem suas respectivas emissões.
Na ocasião, foram emitidas 1,53 toneladas de gases de efeito estufa no meio ambiente, sendo a grande maioria combustão móvel (a fonte emissora são os veículos).
A compensação dessas emissões foi feita adquirindo créditos de carbono de uma entidade ligada diretamente às Nações Unidas na plataforma de compensação de carbono. O projeto escolhido foi o Vanala Small Scale Hydropower Project - projeto hidrelétrico de pequena escala Vanala para geração de pequenas hidrelétricas no rio Nandakini, no distrito de Chamoli, no estado de Uttranchal, na Índia.
Ao gerar eletricidade renovável, o projeto contribui para a redução das emissões de GEE que teriam ocorrido pela geração de quantidade equivalente de eletricidade na rede regional baseada em combustíveis fósseis. Os benefícios de apoiar projetos como este são:
Contribuição para o bem-estar social:
-
Gera oportunidades de emprego para a população local;
-
Leva ao desenvolvimento de estradas de acesso, mercados próximos, etc. Isso melhora significativamente a conectividade da área com locais próximos, levando a um desenvolvimento geral da região.
Contribuição para o bem-estar econômico:
-
Oferece oportunidades de emprego para comerciantes, trabalhadores e transportadores locais. Melhorando assim os padrões de vida da população local;
-
Cria oportunidades de negócios para fornecedores locais, fabricantes, empreiteiros, etc.
Contribuição para o bem-estar ambiental:
-
O projeto é uma corrida do esquema de hidrelétricas do rio e não envolve armazenamento de água. Portanto, não há submersão de florestas e terras cultivadas.
-
O projeto é um passo em direção à sustentabilidade ambiental, economizando a exploração e o esgotamento de um recurso natural, finito e não renovável como o carvão / gás.
Contribuição para o bem-estar tecnológico:
-
O projeto utiliza tecnologia eficiente e ambientalmente segura para geração de energia.