null Passagem de Comando Geral da Polícia Militar de Minas Gerais é Realizada em Belo Horizonte

25/09/2024 11:08

No dia 25 de setembro de 2024, às 8h30, o Pátio da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, localizado no bairro Prado, em Belo Horizonte, foi palco da cerimônia de passagem de comando geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). O evento marcou a transição do coronel Piassi para o coronel Frederico, que anteriormente chefiava o Gabinete Militar do Governador e a Coordenação Estadual de Defesa Civil. O coronel Marcelo também passou a chefia do Estado Maior da PMMG para o coronel Maurício, que atuava como Corregedor da instituição.

Ambos os coronéis, Piassi e Marcelo, agora fazem parte do quadro de oficiais da reserva, sendo reconhecidos como veteranos da PMMG. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, incluindo o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e o Comandante da 4ª Região Militar do Exército Brasileiro, General de Divisão Alexandre Oliveira Cantanhede Lago. O secretário de Segurança Pública do estado, Rogério Greco, e o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Coronel Erlon Dias Botelho, também marcaram presença.

Além das autoridades, o evento foi prestigiado por representantes de diversas entidades, incluindo o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, políticos, oficiais e praças da Polícia e Bombeiros Militar, além de representantes da Polícia Civil e Penal e das Forças Armadas. O Sicoob Coopemg, parceiro da PMMG, foi convidado a participar da solenidade, com representantes como Capitão Luiz Rodrigues Rosa, presidente do conselho de administração, e outros diretores da cooperativa.

A PMMG, fundada em 1775, completará em 2025 seus 250 anos de história, destacando-se pela manutenção da ordem pública e pela adaptação às demandas contemporâneas de segurança. A escolha dos novos comandos é uma atribuição do Governador do Estado, que também deve nomear novos coronéis para o Gabinete Militar e a Corregedoria da PMMG.