null Sicoob tem iniciativas para fortalecer práticas de ESG

06/09/2024 16:36

Eventos foram realizados em auditório do Sicoob Central SC/RS e transmitidos on-line para mais de mil funcionários de cooperativas

O Sicoob Central SC/RS promoveu em agosto duas palestras que fazem parte da agenda ESG desenvolvida pela unidade de Cidadania e Sustentabilidade. No dia 13, Léo Drummond, da Consultoria Diversifica, trouxe o tema de Diversidade e Inclusão, e no dia 23, Gesli Junckes Schmitz, analista de Investimento Social do Sicoob Central SC/RS, abordou o tema Governança Corporativa. Os eventos foram realizados de forma presencial na Central e transmitidos ao vivo para mais de mil funcionários, tanto da Central quanto em cooperativas singulares.

ESG é uma sigla em inglês que significa “Environmental, Social and Governance”, ou em bom português, “Ambiental, Social e Governança”, referindo-se a um conjunto de fatores que são usados para avaliar o desempenho de instituições em aspectos relacionados ao meio ambiente, responsabilidade social e governança corporativa.

O termo surgiu em 2004, em uma publicação do Pacto Global, em parceria com o Banco Mundial, a partir de uma provocação do secretário-geral da ONU a 50 CEOs de grandes instituições financeiras, sobre como integrar fatores sociais, ambientais e de governança no mercado de capitais.

No Brasil 80% da população pertence a grupos minorizados, demonstrando que as empresas brasileiras ainda têm um longo caminho a percorrer para integrar mulheres, pessoas negras, LGBT+ e indígenas, entre outros que, juntos, são a maioria da população, mas que ainda são muito excluídos dos espaços de poder.

O Sicoob tem em seu pacto sistêmico o objetivo de ampliar a relevância do ponto de atendimento, por meio de relacionamento com o cooperado e na transformação das comunidades. Além de buscar pela consolidação das boas práticas de ESG em seu modelo organizacional e do negócio. Dessa forma a produção de palestras e grupos de trabalho que abordam temas como diversidade e inclusão, se torna uma forma de fortalecer esse objetivo e alinhar com a prática dos funcionários.

A importância de abordar esses temas é “por causa das pessoas, por causa da sociedade, mas também por causa das próprias empresas, porque traz impactos positivos. Quando temos grupos diversos, há mais criatividade e inovação no desenvolvimento de processos e produtos. Ao ter um grupo diverso as referências, necessidades e visão são diferentes, o que reduz erros e retrabalho”, explica Léo Drummond, palestrante sobre diversidade e inclusão para os funcionários do Sicoob em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

De acordo com uma pesquisa produzida pela Deloitte, empresas que têm iniciativas que promovem diversidade étnica e racial têm 35% a mais de chance de ter rendimentos acima da média dentro do mesmo setor, principalmente se esses funcionários estiverem em cargos de liderança.
Além do melhor preparo para o futuro, existe uma série de benefícios para as organizações que adotam práticas ESG, incluindo:

- Redução de custos. As instituições que adotam práticas sustentáveis podem reduzir seus custos de energia, água e resíduos, ocasionando em uma economia de recursos gastos nesses assuntos.

- Aumento da produtividade. Organizações que adotam práticas sustentáveis tendem a melhorar sua produtividade ao desenvolverem novos produtos e serviços alinhados às expectativas dos seus stakeholders, como investidores e clientes, por iniciativas de baixo carbono ou de cunho social, por exemplo.

- Redução do risco. Instituições que adotam práticas ESG estão menos sujeitas a riscos ambientais, sociais e de governança. Isso pode levar a uma redução do custo do seguro e a uma melhoria da reputação da empresa.

Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa.