Sicoob inova no crédito rural com emissão de Cédulas de Produto dentro da linha CPRF BNDES - Nacional
null Sicoob inova no crédito rural com emissão de Cédulas de Produto dentro da linha CPRF BNDES
A CPRF é estratégica para o agronegócio nacional e responde por uma boa fatia do portfólio de produtos do Sicoob destinados ao setor
O Sicoob foi a primeira instituição financeira a realizar o registro de CPR na linha BNDES na B3, em uma operação de crédito no valor de R$ 450 mil para a produção de bovinos. A operação tem prazo de cinco anos e tem como referência de remuneração na Taxa Fixa do BNDES – TFB.
Segundo Francisco Reposse, diretor Comercial e de Canais do Sicoob, a Cédula de Produto Rural com Liquidação Financeira (CPRF) é estratégica para o agronegócio brasileiro e responde por uma fatia significativa do portfólio de produtos do Sicoob destinados ao setor. "Na safra 2023/2024, o Sicoob registrou um crescimento de 245% na liberação para o CPRF, atingindo a marca de 16 bilhões de reais”, ressalta o diretor.
Com o lançamento da CPRF BNDES, o Sicoob acelerou o desenvolvimento da esteira de crédito rural, reconhecendo o potencial do produto em oferecer recursos com longo prazo de carência, além de diversificar as fontes de financiamento para as cooperativas. “Essa iniciativa permite aos produtores rurais planejarem seus investimentos de forma mais eficiente e segura, contribuindo para o crescimento sustentável do agronegócio. O Sicoob, com forte atuação em todo território nacional, foi pioneiro na liberação da primeira CPRF BNDES no Brasil, demonstrando o compromisso do Sistema com a inovação e a busca por soluções que atendam às necessidades dos seus cooperados", aponta Reposse.
Saiba mais
No mês de agosto foi realizado, na B3, o registro da primeira CPR dentro da linha CPR BNDES. Com o objetivo de incentivar o financiamento das atividades agropecuárias, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou, em abril, uma linha de crédito que pode ser acessada por produtores rurais, cooperativas de produtores rurais e empresas que exerçam atividades relacionadas a cadeia produtiva do agronegócio O empréstimo é formalizado com a emissão de CPR para uma instituição financeira credenciada que repassará os recursos do BNDES ao emissor dos títulos para utilização exclusivamente nas atividades agroindustriais.
Fonte: Sicoob – Assessoria de Imprensa.