null A importância de ter um seguro

23/08/2024 01:30

Você sabe o que são seguros? Já tem um? Se ainda não conhece, continue por aqui e entenda melhor o que são esses benefícios!

O propósito do seguro é, como o próprio nome indica, proteger um bem, seja ele o que for. 

Ele é uma forma de indenização paga ao dono de um determinado bem pela seguradora, uma agência especializada nesse serviço. Na prática, o segurado paga um valor mensal à seguradora; as partes firmam uma espécie de contrato que estabelece um valor mensal, que somaria o valor total a ser recebido pelo segurado caso haja algum dano ou perda do bem segurado. Esse valor irá variar de acordo com a cobertura contratada pelo segurado, ou seja, quais tipos de danos e perdas podem ser ressarcidas, e cada um possui um valor diferente.

Existem diversos tipos de seguro, mas os principais são:

  • Vida

Estabelece um valor a ser pago para a família do segurado, caso este perca sua vida em decorrência de acidentes ou causas naturais. Existem coberturas adicionais que oferecem proteções para outros casos.

  • Automóvel

Sendo o mais comum no Brasil, o seguro automotivo garante a proteção no caso de acidentes e furtos, mas também pode oferecer outros tipos de coberturas, como reparos no caso de acidentes em que o veículo tenha sido danificado.

  • Viagem

Mais recomendado para aqueles que fazem viagens para fora do país, este seguro garante que o segurado não precise arcar com grandes valores para atendimento médico em diferentes países, tenha proteção em casos de morte e invalidez e, ao adotar coberturas adicionais, garante auxílio em cenários de extravio de bagagens e perda de documentos.

  • Residência

Busca proteger uma residência de danos que vão desde furtos até incêndios e desastres naturais.

  • Empresarial

Seu principal objetivo é a proteção de possíveis perdas de uma empresa, como desastres naturais e danos causados por terceiros.

Pode parecer complicado, mas o objetivo principal de um seguro é deixar o segurado mais tranquilo e preparado, no eventual caso de uma perda significativa em seu patrimônio ou em sua saúde.

Conseguiu compreender melhor todos os cenários que podem tornar necessária a adoção de um seguro? Continue nos acompanhando por aqui para conferir mais conteúdos como esse!