null Sicoob Fluminense participa da Semana do Cooperativismo

16/08/2024 13:30

Com diversas atividades programadas, como palestras e visitas coordenadas, o Sicoob Fluminense está participando de 12 a 18 de agosto da Semana do Cooperativismo, uma promoção do Instituto Sicoob, junto a todas as cooperativas do Sistema Sicoob, que tem como finalidade difundir a cultura cooperativista e dar visibilidade às boas práticas implementadas pelas cooperativas do Brasil.

O leque de ações foi aberto com uma palestra sobre Cooperativismo de Crédito do Diretor-Presidente Neilton Ribeiro da Silva, dentro do projeto Visitando o Sicoob, para alunos do CIEE, no auditório da cooperativa, em Campos dos Goytacazes. Houve também na segunda-feira visita da equipe do setor de Relações Institucionais e Sociais ao colégio João Paulo II, oportunidade em que os alunos tiveram ensinamentos sobre Educação Financeira, com a “Turma da Marina” da coleção Financinhas.

As instituições Bem Faz Bem e Orquestrando a Vida, parceiras do Sicoob Fluminense, também receberam a equipe, levando a cultura cooperativista. Na quarta-feira, a Semana do Cooperativismo foi o tema central do projeto “Bate Papo”, online, da cooperativa, que ainda recebeu a visita de alunos do CIEE na parte da tarde.

Segundo a organização da semana, “aproximar o cooperativismo da sociedade proporciona a compreensão de seus valores e princípios e desperta o sentimento de cooperação entre as pessoas. Isso ocorre a partir do entendimento de que as cooperativas, além de importantes agentes de transformação social e econômica, são agentes de solidariedade e de ajuda mútua que prezam pelo bem comum.”

O tema da Semana do Cooperativismo 2024 é “As cooperativas constroem um futuro melhor para todos”.

O Instituto Sicoob atua coordenando, sensibilizando, mobilizando e reunindo esforços junto às cooperativas para promover e fortalecer as ações educativas e filantrópicas voltadas ao 5º princípio do cooperativismo – Educação, Formação e Informação – e ao 7º princípio do cooperativismo – Interesse pela Comunidade – e relacionadas à difusão do cooperativismo e às atividades filantrópicas voluntárias, as quais impulsionam o potencial das cooperativas de transformar realidades e tornar o mundo um espaço mais colaborativo.