null 3 sinais de que sua saúde financeira precisa de atenção

Capa do artigo:
Conteúdo:

Não ter dívidas é motivo suficiente para ter certeza de que a vida financeira está em dia? Ou será que aquela comprinha impulsiva é um sinal mais forte do contrário?

Muitas vezes o descontrole financeiro começa no desconhecimento da própria realidade e, consequentemente, na falta de educação financeira.

Então, pensando nisso, decidimos separar três sinais de sua saúde financeira carece de atenção.

 

 

1. Você parcela sua fatura do cartão de crédito

Começou a parcelar a fatura do cartão porque não teve dinheiro suficiente para o pagamento completo? Pode ser um sinal de problema.

O cartão de crédito pode ser um grande aliado do dia a dia, ajudando em imprevistos que nem sempre serão cobertos por uma reserva de emergência, por exemplo.

Mas, se você está recebendo faturas maiores do que seu salário permite, pode ser sinal de que o cartão de crédito se tornou um inimigo.

Vale a pena guardá-lo com carinho até quitar toda essa dívida para, depois de cuidar da saúde financeira, voltar a usá-lo do jeito certo e sem riscos.

 

2. Não sobra nada do seu salário

Se o salário cai na conta e logo depois de pagar todos os boletos você já não tem mais nenhum centavo, fique atento.

Aqui valem alguns pontos de análise: será que seu salário está muito abaixo da média para sua área e capacitação? Se a resposta for sim, vale a pena buscar opções melhores e que sejam correspondentes ao seu trabalho.

Porém, se você já recebe um salário legal, tem consciência disso e, mesmo assim, vive com as contas exatas, sem nenhum espaço para sobras, reavalie seus gastos. Talvez seja preciso repensar gastos superficiais ou compras excessivas.

 

3. Você não tem reserva de emergência ou investimentos

Sabemos que nem todo salário permite a criação de uma reserva ou a aplicação do dinheiro em investimentos. Mas se sua faixa salarial está em um patamar razoável e, por gastos em compras variadas e dívidas feitas ao longo do tempo, não sobra dinheiro para guardar ou investir, pode ser sinal de problema.

O ideal é que sua reserva de emergência seja sempre uma prioridade. Aqui já falamos um pouco sobre ela, mas o ideal é que você separe um valor para o investimento como se ele fosse uma conta a ser paga: indispensável.

Não contar com um dinheiro que te forneça segurança em momentos de aperto pode ser perigoso e representar um grande risco à sua saúde financeira.

 

 

Quero cuidar da minha saúde financeira, mas não sei por onde começar!

Hoje o conteúdo sobre o tema é bem variado e é possível encontrá-lo em diversos formatos e linguagens.

Sabemos que nem sempre é fácil começar. Mas estamos aqui para facilitar e, por isso, vamos deixar aqui embaixo alguns conteúdos que podem te ajudar nessa jornada.

Foto da galeria (opcional):
Baixar Foto da galeria (opcional)
Título da foto (ocional):
Subtítulo (opcional):