null Em nova edição do Café Cooperativo, Sicoob Fluminense e Grupo Barcelos estudam parcerias

11/07/2024 09:30

Na etapa de 9 de julho do Café Cooperativo, o Diretor Presidente do Sicoob Fluminense, Neilton Ribeiro da Silva, recebeu a visita de Ana Paula Rocha Teles e Milena Ribeiro da Fonseca, respectivamente Gerente e Responsável Técnica do Grupo Barcelos para a área de Responsabilidade Social. Do encontro também participou a Supervisora do Setor de Relações Institucionais e Sociais da cooperativa, Maria Clara de Oliveira.

O objetivo do encontro, dentro das perspectivas do projeto, foi o de dar início a discussões sobre o desenvolvimento de ações conjuntas, como desdobramento de um encontro inicial entre Neilton Silva e Joilson Barcelos, empresário fundador e responsável pelo Grupo Barcelos.

No campo ESG (Environmental, Social and Governance) que corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização, as representantes do Grupo Barcelos apresentaram o Projeto Recicle Bem, com foco direto na sustentabilidade. Trata-se de um projeto de reciclagem cuja estação está montada no Parque Tarcísio Miranda, em Campos dos Goytacazes, e que teve início junto à comunidade de Campo Novo há cerca de um ano.

Pelo projeto, em contrapartida ao recolhimento e direcionamento do material reciclável, as pessoas recebem um a “cashback”, nos pontos comerciais do grupo, via uma plataforma digital especialmente criada.  Até o momento cerca de 90 toneladas de material foram recolhidas, tendo sido criados mais de 20 empregos diretos.  Ana Paula e Milena Ribeiro informaram ainda que o projeto acabou se tornando fonte de renda para alguns participantes e que a estação se transformou num “polo de educação ambiental, com interação com instituições da região”.

A ideia agora é a de escalonar o projeto com parceiros, a exemplo do Sicoob Fluminense, para a criação de novos pontos de coleta, inclusão de um trabalho móvel e mesmo a possibilidade de criação de uma moeda social. Neste sentido, a cooperativa também trabalharia com os programas de educação financeira do Instituto Sicoob.

Neilton Silva afirmou haver a necessidade de um somatório de forças com instituições parceiras para o desenvolvimento de um bom trabalho. O Diretor Presidente lembrou que identifica áreas que podem vir a se tornar problemáticas, com o a do entorno do Shopping Boulevard, justamente para a implantação de projetos sociais, a exemplo do Projeto Carolinas e do Linha Vivo, executados naquela área.

O Neilton e Maria Clara de Oliveira solicitaram informações técnicas detalhadas sobre o projeto Recicle Bem, abrindo um caminho para a parceria. Serão consideradas também o convite a outras instituições que trabalham na área ESG para uma ampliação mais consistente do projeto.