Mobilização do Sicoob na reconstrução do RS é reconhecida pela Ocergs - Nacional
null Mobilização do Sicoob na reconstrução do RS é reconhecida pela Ocergs
Wieczorek, Marisa e Hartmann: Sistema cooperativo tem realizado uma série de ações em solidariedade ao povo gaúcho atingido pelas cheias
O Sicoob São Miguel promoveu uma série de ações no Dia C – Dia de Cooperar, com foco especial na intercooperação e no compromisso com a comunidade, que são princípios do cooperativismo. No dia 6 de julho – Dia Internacional do Cooperativismo (sempre o primeiro sábado do mês), a cooperativa deu continuidade à arrecadação de donativos aos atingidos pelas cheias no Rio Grande do Sul, ações que já vinham sendo realizadas ao longo das últimas semanas e integraram a programação antecipada pelo Dia C no Sicoob.
A cooperativa também participou da campanha do Sistema Sicoob pelo Dia C, “Alimente o Bem”, que neste ano direcionou sua atenção, principalmente, aos atingidos pela catástrofe ambiental, além de atender famílias em situação de vulnerabilidade social em outras regiões. Agências do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul estiveram mobilizadas e arrecadaram alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal.
O Sicoob também participou e incentivou a mobilização em diferentes regiões da sua área de atuação. Destaque para atividades desenvolvidas de forma conjunta com entidades, associações comerciais, clubes de serviços e outras cooperativas de diferentes ramos. Um exemplo disso ocorreu em São Miguel do Oeste e Joinville, união de forças em ações solidárias cujas doações foram repassadas a diversas organizações, entre as quais o Sistema Ocergs (Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul), que desenvolveu a campanha “Coopera RS”.
Intercooperação
A partir desse movimento de intercooperação solidária, o Sicoob São Miguel foi convidado pelo Sistema Ocergs para a programação especial do Dia C no Estado, com prestação de contas da campanha “Coopera RS”. Na manhã de sábado (6), em evento realizado no pátio da Cooperlíquidos, em Canoas (RS), o gerente de Comunicação e Marketing, Diogo Wieczorek, foi um dos painelistas e falou sobre o envolvimento do Sicoob e de outras cooperativas na arrecadação de donativos.
“A intercooperação e o voluntariado definem o que é este movimento pelo povo gaúcho. O cooperativismo soube se organizar e mobilizou muitas pessoas em benefício de quem mais precisa. Apesar da distância, com a dificuldade das estradas destruídas e muitos desvios rodoviários, providenciamos que os donativos chegassem ao seu destino”, disse Wieczorek.
Além dos materiais doados, o gerente de Comunicação e Marketing também valorizou a organização dos voluntários na limpeza e mencionou o movimento do Instituto Sicoob, com a Campanha de Doações Emergenciais SOS Rio Grande do Sul, cujos recursos têm beneficiado milhares de pessoas no Estado. As cooperativas do Sicoob e sua capilaridade de agências em diferentes regiões auxiliam na identificação das necessidades nos municípios mais atingidos.
Na primeira fase do programa, o recurso foi utilizado, principalmente, para a compra de alimentos e materiais de limpeza. Na segunda etapa estão sendo priorizadas as compras de materiais como móveis e eletrodomésticos, além de auxílio financeiro para o processo de reconstrução.
“Esses valores arrecadados e complementados pelo Instituto Sicoob estão chegando na ponta, onde existe a necessidade. Entidades e órgãos públicos têm orientado a destinação desses recursos financeiros para a reconstrução. Também tivemos um olhar especial às necessidades do campo, alcançando verbas para a compra e entrega de nutrição animal”, acrescentou Wieczorek, mencionando que as ações com envolvimento direto do Sicoob São Miguel já beneficiaram 36,7 mil pessoas no Rio Grande do Sul.
Força do cooperativismo
A gerente Regional do Sicoob São Miguel, Marisa Cislaghi, também prestigiou a programação especial da Ocergs, com homenagens e agradecimentos a quem contribuiu e segue ajudando na reconstrução do Rio Grande do Sul. “Essa mobilização nos engrandece como seres humanos. Como gaúcha, ressalto o orgulho em fazer parte desse movimento cooperativo. Que possamos seguir auxiliando as diversas frentes que necessitam e pedem a ajuda do cooperativismo”, afirmou.
O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, igualmente falou da força do cooperativismo. “O Dia C foi comemorado de uma maneira totalmente diferente. Muito mais do que festejos, este ano esteve focado na prestação de contas, mostrando a todos o que o cooperativismo fez pelo Rio Grande do Sul”, disse, agradecendo também ao Sicoob São Miguel pelo envolvimento e dedicação ao projeto que arrecadou donativos. “Assim nós fazemos um Estado cada vez maior e tornamos o cooperativismo ainda mais forte”, completou.
Números da campanha “Coopera RS” da Ocergs: mais de 12 mil pessoas atendidas com doações; mais de 30 cooperativas envolvidas; 950 toneladas de alimentos; 1.200 colchões; 40 mil peças de roupas; 500 travesseiros; mais de 380 abrigos e entidades beneficentes atendidas; 20 mil litros de água mineral; 11 mil cobertores; 400 toneladas de produtos de limpeza; 500 quilos de ração para pets; mais de mil pacotes de fraldas.
Fonte: Sicoob São Miguel – Assessoria de Comunicação – Foto: Leandro Augusto Hamester.