null Sicoob Central SC/RS promove 3º Fórum de Patrimônio Líquido

05/07/2024 15:30

Durante dois dias, participantes debateram estratégias e compartilharam boas práticas

Mais de 120 profissionais e dirigentes de 37 cooperativas do Sicoob Central SC/RS participaram nos dias 25 e 26 de junho, no Lira Tênis Clube, em Florianópolis, do 3º Fórum de Patrimônio Líquido. “Estamos na terceira edição do evento, visando fortalecer o Patrimônio Líquido do Sicoob SC/RS, e em especial, neste ano, convidamos duas Centrais do Sistema Sicoob para trazer suas experiências para ampliar a visão de estratégias que façam sentido para as nossas singulares, além de cases próprios das nossas cooperativas”, afirmou a diretora de Riscos e Compliance, Elisete Cavalieri.

A primeira edição do Fórum, em 2022, visou o fortalecimento do PL nas cooperativas e em 2023, no segundo Fórum, discutiu-se detalhadamente o tema, definindo diretrizes a serem cumpridas. 

O objetivo do 3º Fórum é foi o de discutir estratégias e compartilhar boas práticas, e também prestar contas das diretrizes que estabeleceram os percentuais de 70% de reservas e 30% de capital para o patrimônio líquido. O evento começou na terça-feira às 13h30 e se estendeu até as 18h30, quando houve um happy hour no Hotel Faial, no Centro da Capital. Na quarta, os trabalhos começaram às 8h e encerraram às 12h. 

Na abertura, o presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, disse que “se quisermos crescer com segurança e sustentabilidade precisamos de um patrimônio forte”. Rui destacou a importância da intercooperação, trazendo outras centrais e cooperativas para compartilhar experiências. “Sempre digo que todos que têm oportunidade de participar desses eventos transmitam o que aprenderam para os funcionários e dirigentes de suas cooperativas, compartilhando com aqueles que não puderam estar presentes”, sugeriu.

Para o diretor de Negócios do Sicoob Central SC/RS, Olavo Lazzarotto, o patrimônio líquido “é o coração da cooperativa, pois é o balizador de todos os princípios exigidos pelo Banco Central do Brasil”. Segundo Olavo, “a primeira coisa a ser feita é entender os números e as características da cooperativa para, a partir daí, buscar as melhores estratégias para alcançar a meta de 70% de reservas e 30% de capital”.

A diretora Administrativa, Maria Luisa Lasarim disse que “o Fórum de PL tem sido um momento de intensos debates, troca de ideias, apresentações de cases que contribuem para ampliarmos nosso olhar e nossas ações no sentido de nos fortalecermos para tomar decisões cada vez mais assertivas”. Ela acrescentou que “para alcançar bons resultados, é necessário a divulgação da meta a ser atingida entre todos os envolvidos – associados, funcionários e gestores – para assimilar o quanto é importante olhar para o PL como elemento fundamental para garantir a perenidade da cooperativa”.

Os convidados que fizeram apresentações de boas práticas foram o diretor executivo do Sicoob Central do Espírito Santo, Nailson Dalla Bernadina; o diretor executivo do Sicoob Conexão (ES), Alair Giuriato; a analista de Riscos e Controles do Sicoob Crediminas, Aretuza Helena de Freitas Medeiros; e o diretor de Negócios da Credicaf, Willian Berbet Tomaz. Dois cases foram apresentados por Lucas Cardoso Tramontin, diretor Executivo de Riscos do Sicoob Credija e Fabiana Simette Fuchs, diretora de Controles e Riscos do Sicoob Credinorte.

Nailson Dala Bernadina, diretor executivo do Sicoob Central ES disse que “a competitividade e a longevidade das cooperativas financeiras passam por uma boa estrutura de capital e, neste contexto, o patrimônio líquido é essencial para o atendimento dos objetivos sociais da entidade, oportunizando aos cooperados acesso a melhores soluções financeiras, a custos justos e com o atendimento humanizado, que é característico do nosso modelo de negócios”. 

Pelo Sistema Sicoob SC/RS, as apresentações foram da coordenadora da Unidade de Riscos, Adriana Liesenfeld Back; da coordenadora de Riscos e Controles, Malu Martins Schneider; da gerente Administrativa, Camila Erika Nicolau; do diretor executivo de Riscos do Sicoob Credija, Lucas Cardoso Tramontin; da diretora de Controles e Riscos do Sicoob Credinorte, Fabiana Simette Fuchs; da gerente de Riscos e Controles do Sicoob Central SC/RS, Cristiny Ventura; do gerente de Estratégia e Negócios do Sicoob Central SC/RS, Dangelo Dalla Rosa; da analista de Estratégia e Negócios da Central SC/RS, Andrieli de Lima e do supervisor da unidade de Supervisão Auxiliar do Sicoob Central SC/RS, Rafael Hochsprung.

O Sicoob Credinorte, um dos cases do evento, é uma cooperativa fundada em 1988 e que conta com 44.308 cooperados, atuando em sete municípios em Santa Catarina e oito no Rio Grande do Sul. Possui 16 agências e R$ 1,9 bilhão em ativos. O Sicoob Credija, que também apresentou o seu case, é uma cooperativa fundada em 1992 e que agora tem 67.687 cooperados, atua em 10 municípios de Santa Catarina e sete do Rio Grande do Sul. Possui 16 agências e R$ 1,8 bilhão em ativos.

Ao final do evento, entre as sugestões de novas diretrizes, foram definidas metas e parâmetros de resultados; incluir nos planejamentos estratégicos a definição de percentuais anuais para aumentos dos fundos, com estratégias de longo prazo; catalogar e compartilhar possibilidades de flexibilização de saída de capital e questões legais envolvendo movimentação e resgate; estudos sobre aglutinações e orientações sobre o assunto; e a definição de estratégias para associados jovens e posicionamento no digital.

Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa.