null Membros do novo Conselho de Administração e da Diretoria Executiva tomam posse

25/06/2024 10:46

Evento aconteceu na Unidade Administrativa, em Chapecó, nesta segunda-feira (24)

 

O novo Conselho de Administração do Sicoob MaxiCrédito, gestão 2024-2028, tomou posse nesta segunda-feira (24), em uma reunião realizada na Unidade Administrativa, em Chapecó. A eleição dos membros aconteceu na Assembleia Geral Ordinária, ocorrida em março, e os nomes foram homologados pelo Banco Central neste mês de junho. Também tomaram posse de seus cargos os diretores executivos, nomeados pelo novo conselho.

Na cadeira da presidência do Conselho de Administração, foi reeleito e empossado o cooperativista Ivair Luiz Filippi Chiella. Com 42 anos de trajetória dentro do sistema cooperativista, Chiella conta com vasta experiência e visão estratégica que tem contribuído para o crescimento da instituição. Ao seu lado, passa a atuar como vice-presidente, Francisco Osmar Souza Leite, que anteriormente ocupava uma cadeira na Diretoria Executiva e conta com grande experiência no sistema.

Como conselheiros de administração vogais tomaram posse: Ari José Roman, Flavio José Mohr, Jossemar de Quadros Ertel, Luiz Salgado Klaes, Lyndysney Rodrigo Bertosso, Milton José Tomasini, Neusa Maria Soares Muller, Paulo Vendelino Kons, Vilmar Agostino Rozzetto. Na gestão anterior, Roman ocupou o cargo de vice-presidente e agora passa a atuar como conselheiro vogal.

Para o presidente Chiella, a nova gestão do Conselho de Administração tem a missão de se aproximar ainda mais dos associados e da comunidade, promovendo o propósito do Sicoob. “O cooperativismo financeiro faz a diferença na nossa sociedade quando alia o pilar econômico, através de produtos mais acessíveis, ao social, olhando para as necessidades locais. Por isso, temos que levar essa mensagem para muitas outras pessoas e negócios e incentivar que nossos cooperados também sejam promotores desse importante sistema”, afirma Chiella.

O vice-presidente Francisco reforça que o cooperativismo leva oportunidade para muitos que sofrem com o acesso à uma vida financeira mais justa. “Podemos ampliar ainda mais a presença do Sicoob MaxiCrédito na sua área de atuação e o Conselho de Administração, com lideranças em todas as regiões, pode potencializar essa representatividade, estando presente e também ouvindo as demandas da comunidade”, destaca Francisco.

 

Nova Diretoria Executiva

Os novos executivos do Sicoob MaxiCrédito também tomaram posse de seus cargos na mesma data. Os nomes foram autorizados e homologados pelo Banco Central, sendo empossados pelo Conselho nesta segunda-feira. A Diretoria Executiva tem como principal atribuição administrar a cooperativa, cumprindo com as diretrizes estabelecidas pelo Conselho de Administração, além de garantir a implementação de medidas para mitigação de riscos, implementando práticas de gestão e governança, visando a sustentabilidade da cooperativa no longo prazo, assegurando a conformidade regulatória e padrões éticos.

Na Presidência Executiva, principal cargo deste órgão de gestão, tomou posse a cooperativista Adriana Spolti Grigol. Na Diretoria Financeira e Administrativa, tomou posse Gilberto Belatto, e na Diretoria de Gente, Gestão e Governança, Ederson Tomasi da Silva. Como Diretor Comercial, passa a atuar Eduardo Rissotto e como Diretor de Operações, Mauro Zoleti de Morais.

“O principal papel da Diretoria Executiva é zelar pelos negócios da cooperativa e buscar atender o associado nas suas necessidades, através de uma relação de proximidade verdadeira”, comenta a presidente executiva, Adriana. “Além disso, nossa responsabilidade está em gerir a cooperativa como um todo, olhando para toda a estrutura administrativa, seja de processos, pessoas ou sistemas, e acompanhando o mercado financeiro e suas regulamentações”, conclui.

Os novos administradores, tanto do Conselho de Administração, quanto da Diretoria Executiva, passam a exercer suas funções a partir desta segunda-feira. Além destes, a cooperativa também conta com um quadro de associados delegados, que tem como atribuição ouvir os cooperados e levar as demandas e sugestões para os órgãos de gestão.