null 30 anos do Sicoob UniMais Metropolitana: confira a entrevista exclusiva com o Dr. Antonio Ventura

20/06/2024 16:00

Hoje, dia 20 de junho, o Sicoob UniMais Metropolitana celebra um marco: os 30 anos de história de cooperativismo no estado de São Paulo. A cooperativa, que iniciou suas atividades em 1994, em uma sala da Unimed Santos com atendimento exclusivo a médicos, contratou os primeiros colaboradores no ano seguinte e logo a cooperativa começou a conquistar cada vez mais cooperados.

Em 2016, se integrou ao Sicoob e, dois anos depois, passou a ter Livre Admissão – ou seja, qualquer pessoa física ou jurídica, na área de atuação da cooperativa e atendendo às condições estatutárias, pode se associar. Em 2023, o Sicoob UniMais Metropolitana foi consagrado bicampeão no Prêmio de Sustentabilidade Financeira da Campanha Nacional de Investimento Social - CNIS, na categoria Clínicas Financeiras, durante o evento Vende Sicoob, realizado em Brasília. A premiação do Sicoob reconhece as cooperativas que se destacam anualmente ao promover ações que humanizam o sistema financeiro e transformam vidas e comunidades, comprometidas com os valores do cooperativismo.

Em 2023, a Metropolitana realizou 19 clínicas financeiras, alcançando cerca de 1000 pessoas. Além disso, as ações abrangeram temas como cooperativismo, empreendedorismo, sustentabilidade e projetos sociais, proporcionando orientações que podem transformar a relação da comunidade com o dinheiro.

Entrevista: Dr. Antonio Fernandes Ventura

Para comemorar os 30 anos de trajetória, o Sicoob UniMais Rio entrevistou o presidente do Conselho de Administração da instituição, Dr. Antonio Fernandes Ventura.

Sicoob: Nestes 30 anos de história, quais são pontos altos da evolução do Sicoob UniMais Metropolitana em Santos? 

Dr. Ventura: Lembro do início da cooperativa, em que os médicos de Santos já tinham a experiência de terem formado a primeira cooperativa de trabalho médico do mundo. Enquanto participantes da administração da Unimed de Santos, tivemos conhecimento de uma nova cooperativa, o cooperativismo de crédito, que vinha surgindo na cidade de Casca, no Rio Grande do Sul. E dessa época para a frente, com todo o aprendizado que os médicos de Santos tiveram sobre o cooperativismo de crédito, o entendimento desse novo modo de associativismo trouxe um desenvolvimento muito rápido e profícuo no sentido de beneficiar a todos os cooperados.

Esse esclarecimento a respeito das vantagens do cooperativismo de crédito, eu entendo como sendo o fator principal para o progresso e para a evolução que teve a nossa cooperativa. O conceito de que o cooperado não é, como no sistema financeiro habitual, um cliente. Ele é o dono da cooperativa, participa das decisões, decide na assembleia geral o que deve ser feito, o rumo da sua cooperativa. E nós não temos dúvida de que este entendimento sobre o cooperativismo de crédito foi o fator mais importante para o desenvolvimento auspicioso que nossa cooperativa conquistou.

Só para lembrarmos, ao longo destes 30 anos o Sicoob UniMais Metropolitana já distribuiu, em sobras para os seus cooperados, 165 milhões de reais, sem nenhuma correção, apenas somando ano a ano. Para alcançar esses resultados, foi fundamental assumir um papel de relacionamento com o cooperado, tanto com a cooperativa quanto durante os atendimentos. Aqui o cooperado é conhecido pelo nome. Ele é atendido como dono da cooperativa, então essa situação, na minha maneira de ver, é um dos fatores principais que levaram ao ponto em que hoje estamos no sistema financeiro.

Sicoob: Além da proximidade com os cooperados, o Sicoob UniMais Metropolitana também se destaca com suas ações com o Instituto Sicoob. Qual é a importância de promover esse incentivo à cidadania financeira? 

Dr. Ventura: Tenho a confiança de que, neste caminho que a cooperativa trilha, nós seremos cada vez maiores e cada vez mais o cooperado poderá contar conosco. Porque a nossa preocupação é não apenas atender às necessidades financeiras do cooperado, mas também a um dos princípios do cooperativismo de crédito, o sétimo princípio, que é a atuação na comunidade a que pertencemos. E fazemos isso através do Instituto Sicoob, que promove ações para a cooperativa beneficiar a comunidade.

Aqui, os resultados permanecem dentro da própria comunidade, pois os cooperados aproveitam as vantagens financeiras e econômicas e podem contribuir com a sociedade local ao reinvestir nela. O Instituto Sicoob hoje tem como um dos projetos mais importantes as Clínicas Financeiras, que a nossa cooperativa tem desenvolvido e é uma das maiores do sistema Sicoob nessa ação hoje. Os nossos colaboradores vão aos locais onde temos promovido as ações para dar instruções financeiras, inclusive nas escolas, para que desde cedo os nossos jovens tenham ideia do que a cooperativa representa para a sua comunidade.

Sicoob: Quais são os planos para o futuro da cooperativa? 

Dr. Ventura: Para o futuro, nós temos o desejo de que todo esse entusiasmo que os cooperados trouxeram para a cooperativa, desde a sua fundação até os dias de hoje, se prolongue. Para que cada vez mais a Metropolitana seja representativa na sociedade a que pertencemos. E assim poderemos desenvolver, com muito mais força, todos os princípios do cooperativismo financeiro dentro da sociedade à qual nós pertencemos.

Sicoob: Gostaria de deixar uma mensagem para os cooperados? 

Dr. Ventura: Quero agradecer não só aos nossos cooperados, que demonstraram toda a confiança e a importância que tiveram no desenvolvimento da cooperativa, mas também a nossos colaboradores, que sempre orientamos para um bom relacionamento que eles promovem com os nossos cooperados, e que é o fator mais importante de desenvolvimento da cooperativa. Aqui, tratamos os cooperados com olho no olho. Embora nós tenhamos um dos sistemas de app mais desenvolvidos do mercado, nós fazemos questão de manter o nosso relacionamento fraterno. Um relacionamento de amizade que é, na nossa maneira de entender, o fator mais importante de ligação entre o cooperado e a cooperativa.