null Sicoob Crediriodoce atinge quase 2 mil crianças na semana ENEF 2024

Capa do artigo:
Conteúdo:

Foram 21 ações pontuais em nove cidades da área de atuação


Entre os dias 13 e 20 de maio, o Sicoob Crediriodoce esteve junto com a Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF), atendendo 1860 crianças e adolescentes de 2 a 17 anos em nove cidades. Foram realizadas 21 ações pontuais durante esses seis dias, com o objetivo de promover a educação financeira e proporcionar uma base sólida para a tomada de decisões econômicas desde a infância.  “

“Percorremos 623 quilômetros em cinco dias. Fizemos ações em nove cidades e tivemos o privilégio de falar sobre Educação Financeira com crianças e adolescentes de 2 a 17 anos”, comentou a colaboradora da Organização do Quadro Social (OQS), Jaqueline Alves.  

A Semana nacional de Educação Financeira, conhecida como ENEF, é uma iniciativa nacional que busca disseminar a educação financeira no Brasil, capacitando pessoas de todas as idades para administrar suas finanças de maneira consciente e responsável.  

 Cidades visitadas 

As cidades que receberam a equipe do Sicoob Crediriodoce foram: Governador Valadares, Mantena, Mendes Pimentel, Divino das Laranjeiras, Frei Inocêncio, Era Nova, Gonzaga, Sardoá e Santa Efigênia.
"Senti o desejo de promover uma ação na Semana ENEF na comunidade como forma de contribuir socialmente com a educação financeira e despertar o assunto nos alunos, pois quanto mais cedo for abordado melhor.  Contamos histórias com fantoches, foi doado livros e cofrinhos, interagimos bastante e os professores ficaram muito satisfeitos, disseram que um aluno no mesmo dia parou a diretora no recreio e começou a contar a história do Caio Achou uma Moedinha; um pai me disse que o filho pediu para ele abrir uma conta no Sicoob; um tio de um aluno associado nos parabenizou pela ação... Enfim, foi uma semana de plantar essa sementinha e ouvir esses depoimentos já nos trouxe sentimentos de colheita, de ter valido a pena e também de gratidão por ter feito nossa parte enquanto instituição financeira cooperativa, promovendo o desenvolvimento da educação financeira na comunidade”, contou a gerente da agência de Frei Inocêncio, Alcinéia Cardoso. 

“A semana ENEF é uma oportunidade incrível para disseminarmos o cooperativismo às crianças e jovens da nossa comunidade mostrando a importância e os benefícios que temos ao atuar em comunidade, buscar o bem comum com a ação de todos! Desperta em nossos jovens o interesse em saber mais sobre como poupar, como gerir seu dinheirinho e também a consciência de agir cooperativamente: eu paro de pensar no eu somente e passo a pensar no coletivo! A semana ENEF e muito importante para trabalhar em nossa comunidade o cooperativismo na essência!”, finalizou o gerente da agência de Mendes Pimentel, Henrique Santos Caldas. 

Para alcançar o público infantil e adolescente, o Sicoob Crediriodoce utilizou abordagens específicas adaptadas a cada faixa etária: “Crianças de 2 a 5 anos:- Utilizando fantoches, foi contada a história "Caio achou uma moedinha", abordando conceitos sobre a importância de guardar dinheiro para realizar sonhos. Ao final, as crianças fizeram atividades em sala de aula com dedoches, recontando a história com os personagens, e todas receberam um livro. 
Para as Crianças de 6 a 12 anos, aplicou-se a trilha de letramento financeiro e exibiu-se o vídeo "Marina esqueceu de desligar a TV", transmitindo conceitos de sustentabilidade, escolhas financeiras, economia, equilíbrio no orçamento e na vida, além de distinguir necessidade de desejo. As crianças participaram de uma atividade lúdica com itens variados para identificar se eram necessidades ou desejos, e todas ganharam o livro "Margô e Davi foram ao mercadinho"”, explicou Jaqueline. 

Já para os adolescentes de 13 a 18 anos, foram realizadas palestras abordando temas como escolhas financeiras, planejamento financeiro, a regra de ouro (50-30-20), dicas de educação financeira, objetivos e metas, gatilhos mentais, juros compostos e liberdade financeira. Foi entregue um folder para que escrevessem seus sonhos e planos de ação, traçando metas de curto, médio e longo prazo. 

Importância da educação financeira Jaqueline Souza, agente administrativa do setor de Organização do Quadro Social, destacou a relevância de envolver crianças e adolescentes na educação financeira: “Envolver as crianças desde cedo na educação financeira é essencial para que elas desenvolvam uma relação saudável com o dinheiro. Aprender a economizar, planejar e priorizar gastos são habilidades que elas levarão para a vida adulta, contribuindo para um futuro financeiro mais estável e consciente.”  

Para mais informações e detalhes sobre as atividades, acesse nossas redes sociais: @sicoobcrediriodoce  


 
 

Foto da galeria (opcional):
Baixar Foto da galeria (opcional)
Título da foto (ocional):
Subtítulo (opcional):