Cobrança Bancária do Sicoob tem 290 mil beneficiários ativos e movimentou R$ 250 bilhões em 2023 - Nacional
null Cobrança Bancária do Sicoob tem 290 mil beneficiários ativos e movimentou R$ 250 bilhões em 2023
Entre os diferenciais do Sicoob, o atendimento consultivo e direcionado para solucionar as demandas do dia a dia dos cooperados
A Cobrança Bancária é um dos principais meios de pagamento do país e concentra cerca de 11% da quantidade de operações de pagamento que são realizadas no Brasil, por trimestre, segundo dados divulgados pelo Banco Central do Brasil. E ao longo dos anos, o produto do Sicoob tem incorporado novas tecnologias para entregar sempre soluções mais vantajosas e competitivas em relação ao mercado, fortalecendo o compromisso de promover a justiça financeira e prosperidade aos cooperados.
O ano de 2023 foi marcante para a Cobrança Bancária do Sicoob, com números recordes de cedentes ativos (mais de 290 mil beneficiários ativos) e maior movimentação de liquidação de títulos, superando R$ 250 bilhões em um único ano.
Para o associado, também houve entregas vantajosas, tais como a disponibilização do chamado boleto “híbrido”, que permite a liquidação via Pix e não só por meio do código de barras; evoluções do Centro Nacional de Automação Bancária (layout de dados com as informações dos boletos) para maior atendimento a demandas específicas e modernas; ampliação da quantidade de códigos de “nosso número” (código de identificação de um título) que precisam ser salvos na base interna.
“O associado do Sicoob conta com sistemas de fácil acesso, intuitivos e práticos, que possibilitam não só a emissão de títulos (boleto) quanto viabilizam a gestão da carteira de recebíveis do cedente, permitindo que ele se programe e gere relatórios de acompanhamento de títulos liquidados e a vencer”, explica o diretor de Negócios do Sicoob Central SC/RS, Olavo Lazzarotto.
Outra vantagem que o serviço oferece é a possibilidade de reduzir o índice de inadimplência dos pagadores, com a possibilidade de negativar ou protestar um título que está vencido. Dados do Certificado de Recebíveis do Agronegócio nacional apontam que cerca de 70% dos títulos que são encaminhados para protesto tem seu acerto realizado antes mesmo de a dívida ser registrada, apenas com a sua comunicação oficial.
Outros diferenciais do Sicoob são o atendimento consultivo e direcionado para solucionar as demandas do dia a dia dos cooperados; o suporte operacional que é disponibilizado, permitindo que o processo de migração de carteira seja mais simplificado e eficiente, e o acompanhamento contínuo da carteira, para que a experiência dos associados e seus clientes seja sempre fortalecida.
Expectativas para 2024
“A expectativa para o ano de 2024 não poderia ser melhor, tendo em vista a constante preocupação da evolução do produto aos parâmetros mais competitivos de mercado, com o objetivo de entregar soluções mais vantajosas possíveis para o nosso cooperado e o apetite pelo desenvolvimento das carteiras do produto nas nossas cooperativas singulares”, afirma o gerente de Negócios do Sicoob Central SC/RS, Dangelo Dalla Rosa.
A Cobrança Bancária do Sicoob tem um papel fundamental para estabelecer um relacionamento duradouro e recíproco com os associados. Quando o cooperado adere ao produto (em sua cooperativa, por meio da assinatura de contrato de prestação de serviço), ele começa a contar com um meio de pagamento que viabiliza o recebimento de valores pela prestação de um serviço ou comercialização do produto, dentro de parâmetros negociados em sua entrada.
“Após a adesão ao produto, o associado (cedente) Pessoa Jurídica (principal público do produto no país) realiza parametrizações de sistemas com o suporte do time operacional do Sicoob, atendimento que permite que a experiência com o produto seja sempre a melhor possível, assim como os pagadores dos nossos associados também percebem as vantagens desse produto no serviço prestado por nossas cooperativas”, informa Altair Raimundo Ruberti, presidente do Sicoob Trentocredi.
“A partir daí se estabelece um relacionamento muito vantajoso para o associado, que além de contar com essa solução de pagamento amplamente aceita e consolidada no mercado brasileiro, amplia suas oportunidades de consumir produtos financeiros com maiores vantagens competitivas em relação ao mercado, a partir da régua de relacionamento construído com a cooperativa”, conclui o diretor Administrativo do Sicoob Trentocredi, Hernani Smaniotto.
Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa (com informações da Gerência de Negócios).