null Cooperativismo catarinense define diretrizes estaduais para o 15° Congresso Brasileiro do Cooperativismo

13/03/2024 16:33

O evento ocorreu nesta semana e contou com a presença de 40 dirigentes de cooperativas catarinenses

A Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), em parceria com a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), realizou uma oficina para a construção das propostas de diretrizes do movimento cooperativista de Santa Catarina que serão levadas ao 15° Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC). O evento ocorreu nesta semana e contou com a presença de 40 dirigentes de cooperativas catarinenses.

“É sempre importante encontrar as lideranças cooperativistas para tratar do assunto. Nós estamos aqui para ouvir o que precisamos fazer para que o nosso movimento continue forte, competitivo, para ele ser sustentável e perene ao longo dos anos”, afirma a gerente geral da OCB, Fabíola Motta.

O encontro trabalhou com sete temas estratégicos: Comunicação, Inovação, Representação, Negócios, Cultura Cooperativista, Intercooperação e ESG (Governança, Gestão e Sustentabilidade). A partir de cada um desses, fez-se a construção das diretrizes que direcionarão o movimento cooperativista ao longo dos próximos cinco anos.

Ao final, os líderes cooperativistas puderam votar nas diretrizes criadas para os sete temas e escolher a prioritária para cada um. As diretrizes serão organizadas pela Ocesc por ordem decrescente de votação e, posteriormente, enviadas ao 15° CBC.

“Se queremos um futuro ainda mais competitivo, precisamos discutir e planejar juntos as estratégias para chegarmos lá. Neste evento, os líderes apresentaram as suas sugestões e os caminhos para o cooperativismo catarinense e brasileiro, que serão apresentados em Brasília em maio”, ressalta o presidente do Sistema Ocesc, Luiz Vicente Suzin.

Fonte: Sistema Ocesc – Assessoria de Comunicação Interna.