Sicoob Central SC/RS promove palestra sobre o Dia Internacional da Mulher - Nacional
null Sicoob Central SC/RS promove palestra sobre o Dia Internacional da Mulher
A live foi uma atividade promovida pela unidade de Gente e Cultura do Sicoob Central SC/RS
A unidade de Gente e Cultura do Sicoob Central SC/RS promoveu no dia 8 de março, às 16 horas, uma palestra sobre o Dia Internacional da Mulher, com Viviane Duarte, presidente do Instituto Plano de Menina e colunista da revista Marie Claire. Viviane também é consultora de empresas e marcas com propósito e foco em gênero, raça e diversidade. Ela ministra workshops sobre autoestima, educação financeira, direitos, empreendedorismo e carreira – entre outros temas. O tema da palestra: “Mulheres Inspiradoras, Protagonistas da Própria História”. A live foi exibida para a Central e 19 cooperativas do Sicoob SC/RS.
A unidade de Gente e Cultura também produziu um vídeo com o objetivo reconhecer as mulheres inspiradoras do sistema regional. São mensagens e histórias de vidas que inspiram outras mulheres.
Os depoimentos são de Cibele Pescador Maragno (Sicoob Credija), Deise Caroline Pellegrin (Sicoob São Miguel), Lucelia Regina Moresco Cerutti (Sicoob Crediauc), Taíse Prestes da Silva (Sicoob Credivale), Maria Luciene Preisler Nishioka (Sicoob Credinorte), Nicole Lunardi (Sicoob Corretora), Cristiny Ventura (Sicoob Central SC/RS) e Ana Rauber Balsan (Sicoob Transcredi).
Confira o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=iHgnJrgeKp4
A data
A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu entre o final do século 19 e início do século 20 nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas feministas por melhores condições de vida e trabalho, e pelo direito de voto.
Em 26 de agosto de 1910, durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em Copenhague, a líder socialista alemã Clara Zetkin propôs a instituição de uma celebração anual das lutas pelos direitos das mulheres trabalhadoras, sem, contudo, fixar uma data específica. As celebrações do Dia Internacional da Mulher ocorreram a partir de 1909 em diferentes dias de fevereiro e março, a depender do país.
A primeira celebração deu-se a 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, seguida de manifestações e marchas em outros países europeus nos anos seguintes, usualmente durante a semana de comemorações da Comuna de Paris, no final de março. As manifestações uniam o movimento socialista, que lutava por igualdade de direitos econômicos, sociais e trabalhistas, ao movimento sufragista, que lutava por igualdade de direitos políticos.
No início de 1917, na Rússia, ocorreram manifestações de trabalhadoras por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Os protestos foram brutalmente reprimidos, precipitando o início da Revolução de 1917. A data da principal manifestação, 8 de março de 1917 (23 de fevereiro pelo calendário juliano, à época), foi instituída como Dia Internacional da Mulher pelo movimento internacional socialista.
Na década de 1970, o ano de 1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e o dia 8 de março foi adotado como o Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas, tendo como objetivo lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independentemente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.
Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa (com Wikipédia).