Sicoob Credinter entrega 90 quilos de borra de café para adubação ao Viveiro Municipal de Guaranésia - Nacional
null Sicoob Credinter entrega 90 quilos de borra de café para adubação ao Viveiro Municipal de Guaranésia
Essa doação faz parte de um projeto de sustentabilidade, que abrange as 18 agências da Cooperativa, das cidades de Minas Gerais e de São Paulo.
O Projeto “Aqui Você tem Voz”, do Sicoob Credinter, recebeu a ideia, do empregado Renato Mendes, que visa colaborar com a sustentabilidade, por meio do aproveitamento da borra de café, utilizada nas 18 agências da Cooperativa, em adubação para plantas. “A ideia deste projeto surgiu quando observei a grande quantidade de borra de café que era descartada, diariamente na lixeira. Por saber que esse resíduo pode ser aplicado no processo de adubação de plantas, decidi inscrever a proposta no programa “Aqui você tem Voz” e procurar um local que pudesse receber todo esse volume, gerado pelo Sicoob Credinter e utilizá-lo de forma sustentável. Assim que o projeto foi aprovado, entrei em contato com a Secretaria do Meio Ambiente de Guaranésia e conseguimos estruturar uma parceria do envio periódico ao Viveiro de mudas do município, implantando mais uma ação de cuidado com a natureza”.
Sendo assim, neste dia 30 de janeiro, aconteceu a primeira entrega, com cerca de 90 quilos de borra de café, que foram coletados durante o período de um mês, ao Viveiro Municipal Professora Berenice Gouvêa Bazanini, na zona rural de Guaranésia. O espaço visa formar mudas de espécies de árvores para doação. “O Viveiro foi criado em 2020, com a ideia de construir um projeto de educação ambiental nas escolas do município. Já chegamos a ter 6 mil mudas. Essa iniciativa é uma forma de colaborar com o plantio de árvores na zona rural e arborização urbana. E a borra de café irá colaborar e muito com nosso projeto”, explicou Marco Antônio, Secretário Municipal de Meio Ambiente e Agropecuária, de Guaranésia, Minas Gerais.
A borra de café doada pelo Sicoob Credinter será misturada à terra, utilizada nas mudas, como forma de melhorar o processo de adubação. A entrega do material será feita periodicamente ao Viveiro Municipal.