null Transferências via DOC e TEC deixam de existir

15/01/2024 16:18

Após quatro décadas de existência, a transferência por meio de DOC (Documento de Ordem de Crédito) termina nesta segunda-feira (15), e os agendamentos poderão ser feitos até às 22h. As instituições financeiras deixarão de oferecer o serviço de emissão e de agendamento, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

 

A data máxima de extinção do DOC será dia 29 de fevereiro, quando as instituições financeiras terminam de processar os pagamentos, encerrando o sistema definitivamente. Além do DOC, deixará de ser oferecida também a Transferência Especial de Crédito (TEC), modalidade por meio da qual empresas podem pagar benefícios a funcionários e que também está em desuso.

 

Nos últimos anos, o DOC e a TEC perderam espaço para o Pix, sistema de transferência instantânea do Banco Central sem custo para pessoas físicas. Fernanda Vieira, gerente de Produtos e Negócios da Central Sicoob Uni, reforça essa situação.

 

“O Pix realmente se popularizou. Ele começou há mais de 3 anos e hoje já é a transação mais efetivada e trouxe inclusão social para as pessoas. Cerca de 80% dos adultos usam o Pix, que tem muita importância para o consumidor final”, destaca Fernanda.

 

A gerente ainda explicou que a TEC será descontinuada, mas a TED será mantida. “A TED continua. É uma transferência eletrônica disponível que cai na conta do destinatário no mesmo dia”, afirmou a gerente. Atualmente, o valor máximo permitido para qualquer transação via DOC ou TEC é de R$ 4.999,99.

 

Fonte: Agência Brasil