null Sicoob participa da TecAgro em Chapecó

30/10/2023 14:31

Sicoob patrocinou a feira e promoveu uma palestra sobre como o crédito cooperativo desenvolve e impulsiona os negócios rurais

O Sicoob SC/RS participou nos dias 30 e 31 de outubro, em Chapecó, da TecAgro, o maior evento de tecnologia do agronegócio de Santa Catarina. A feira foi realizada no pavilhão número 1 do Parque Tancredo Neves e além de 40 expositores, apresentou uma palestra inédita, no dia 30, às 17 horas, com José Luiz Tejon, considerado uma das maiores autoridades nas áreas de Marketing em Agronegócio, Gestão de Vendas, Liderança, Motivação e Superação Humana. O Sicoob foi um dos patrocinadores da feira e promoveu, no dia 31 de outubro, às 14h30, a palestra “Inovação no Campo – como o crédito cooperativo desenvolve e impulsiona os negócios rurais”, com Paulo Vitor Sangaletti, coordenador de Planejamento e Estratégia Agro do Sicoob Central SC/RS. 

No primeiro dia, as atenções foram para as cooperativas com representação em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. A programação reuniu dirigentes, conselheiros, líderes, gerentes, técnicos de Tecnologia da Informação, equipes técnicas de balcão e campo, contabilistas, integrantes de Recursos Humanos, gestores e funcionários da área financeira. 

Após a abertura oficial, que ocorreu às 9 horas, Eduardo Sampaio, analista de Inovação do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), que trabalha com projetos inovadores para o cooperativismo, apresentou uma pesquisa inédita sobre inovação no cooperativismo. 

Eduardo Sampaio é mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília e graduado em Engenharia de Energia pela Universidade de Brasília. Durante sua graduação, teve a oportunidade de estudar na Michigan State University, nos Estados Unidos, e entre os pontos que levantará em sua palestra, estão as principais tendências e desafios da inovação no cooperativismo brasileiro, através da pesquisa realizada pela Checon Pesquisa, que atualizou os dados coletados para 2023. O trabalho forneceu visão aprimorada e precisa das tendências e oportunidades de aprimoramento, incluindo comparações históricas em inovação e medição de resultados.

Outro ponto a destacar é o radar de financiamentos, que revela possibilidades de fomento à inovação para cooperativas. O guia, coordenado pelo Sistema OCB, detalha os caminhos para acessar de forma clara e fácil os recursos oferecidos pela Lei do Bem (11.196/05), que garante incentivos fiscais e novas formas de captação para empresas e cooperativas que investem em tecnologia. 

E o terceiro eixo da apresentação de Sampaio foi a Inovacoop, uma plataforma desenvolvida pelo Sistema OCB, para fomentar a inovação no ecossistema cooperativista. Esse espaço oferece informações, análises, ferramentas e cursos projetados para facilitar a incorporação da inovação no dia a dia das cooperativas. Cases de sucessos foram apresentados na Tec Agro.

À tarde, a partir das 14h45, especialistas de cooperativas catarinenses integraram o painel Tech Coop, com exposição de experiências, evoluções e desafios da inovação nas cooperativas, com interação do público.

A partir das 17 horas, os participantes acompanharam a palestra magna com José Luiz Tejon, uma das maiores autoridades do país em superação e visão de futuro dos ecossistemas econômicos e sociais.

No dia 31, a TecAgro teve como foco os produtores rurais. Caravanjas organizadas pela Faesc/Senar levaram à feira mais de 500 produtores rurais.  

A TecAgro 2023 é organizada pelo Pollen Parque Científico e Tecnológico e UnoChapecó, com realização do Sebrae, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc/Sescoop), com o apoio da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Epagri e Fetaesc.

Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa.