null Cooperados da Sicoob Credip são destaques no 8º Concafé

09/10/2023 17:50

Cerimônia de premiação do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade de Rondônia, Concafé, foi realizada neste sábado em Cacoal (RO) e reuniu produtores de todo estado. O evento premiou os quatro melhores grãos da safra 2023, desses, dois são produzidos por cooperados da Sicoob Credip.

O café produzido pelo indígena Tawã Ambukalim Aruá, de Alta Floresta D'Oeste (RO), conquistou o primeiro lugar na 8ª edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé), o maior concurso de robusta do Brasil, ao receber uma pontuação impressionante de 91 pontos. A cerimônia de premiação ocorreu no último sábado (7) no espaço Beira Rio, em Cacoal (RO), e reuniu produtores de café de todo o estado de Rondônia.

Tawã Ambukalim Aruá, que tem apenas 25 anos, expressou sua felicidade pela conquista. Nos últimos anos, ele e sua família têm investido na produção de cafés especiais em uma reserva indígena.

"Estou orgulhoso de representar minha etnia e os povos indígenas da Terra Indígena Rio Branco. Minha família já trabalhava com lavoura de café, mas desde 2018 temos nos dedicado à produção de café de alta qualidade. Meu pai é cooperado da Sicoob Credip e com o apoio da Cooperativa, montamos uma agroindústria e lançamos nossa marca, o Café Aruá, que tem sido muito bem aceita pelos consumidores", compartilhou Tawã.

Além do primeiro lugar, outros três cafés também foram premiados, sendo dois deles produzidos por cooperados da Sicoob Credip. O segundo lugar foi conquistado por Wender Romário Lopes, cooperado da Sicoob Credip, que apresentou um café de Novo Horizonte do Oeste com uma impressionante pontuação de 90.19 pontos. Logo em seguida, a cafeicultora Sirley Rizo, também cooperada da Sicoob Credip, se destacou com seu café de Cacoal (RO), alcançando 89.38 pontos. O quarto lugar ficou com Altino Eduardo, de Rolim de Moura (RO), que obteve 88.50 pontos em seu café.

Emocionado, o vice-campeão Wender Romário Lopes expressou sua gratidão pela conquista. "Agradeço a Deus e à minha família por esse feito. O Concafé desempenha um papel fundamental em fortalecer a cafeicultura em Rondônia. É uma honra fazer parte disso", disse Wender.

 

Além do prêmio principal, o Concafé premiou os três primeiros colocados de cada região produtora. Os prêmios foram patrocinados pela Sicoob Credip e totalizaram um montante de R$ 42 mil em premiações. Essa iniciativa visa promover a produção de cafés de alta qualidade e sustentabilidade, reconhecendo o esforço e a dedicação dos produtores locais.

O presidente da Sicoob Credip, Oberdan Ermita Pandolfi, esteve presente no evento e enfatizou o compromisso da Cooperativa com os produtores locais.

"A Cooperativa pertence aos produtores, e estamos fortalecendo nossa atuação no associativismo e cooperativismo, representando a instituição financeira dos próprios produtores. Isso nos permite utilizar os recursos locais para estimular negócios e apoiar empreendedores incríveis que têm contribuído para o desenvolvimento da cafeicultura em Rondônia. Acredito que estamos progredindo porque todos estão compreendendo o valor do cooperativismo, com cada um desempenhando seu papel nesse processo, incluindo assistência técnica, apoio governamental e instituições financeiras", destacou Oberdan.

 

Confira os cafeicultores vencedores em cada região do estado de Rondônia no 8º Concafé:

• Cone Sul

João Soares Piris, Vilhena – 86,88 pontos;

Edson Alves de Souza, Cabixi – 81,44 pontos;

José Carlos Miranda, Cerejeiras – 80,19 pontos.

 

• Rio Machado

Sirley de Riz Salleze, Cacoal – 89,38 pontos;

Cristóvão Gaorepih K Suruí, Cacoal – 87,81 pontos;

Ronaldo da Silva Bento, Cacoal – 87,63 pontos.

 

• Zona da Mata

Tawã Ambukalim Oliveira Aruá, Alta Floresta D’Oeste – 91 pontos;

Wender Romário Lopes, Novo Horizonte D’Oeste – 90,19 pontos;

Altivo Eduardo Berdes, Rolim de Moura – 88,50 pontos.

 

• Região Central

Edson Lopes de Assis Filho, distrito de Nova Londrina, em Ji-Paraná – 83,25 pontos;

André Luiz Muquiutti, Theobroma – 81,81 pontos;

Sirlene Paixão Eleotério, Jaru – 79,94 pontos.

 

• Vale do Guaporé

Angela Maria Coutinho Pessoa, Seringueiras – 85,69 pontos;

Mateus Marques Elias, Alvorada d’Oeste – 85,56 pontos;

Adegil Banzza, Alvorada d’Oeste – 85,50 pontos;

 

• Vale do Jamari

Sueli Pereira de Andrade, Cujubim – 85,69 pontos;

Maria Aparecida Barboza da Silva, Monte Negro – 84,25 pontos;

Cristina da Silva Sigoli, Cujubim – 84,06 pontos.

 

• Madeira Mamoré

Solange Walsak Simão, Itapuã do Oeste – 84,63 pontos;

Feliciano Schulz, Candeias do Jamari – 83,81 pontos;

Eduardo Pessoa Tauffer, Nova Mamoré – 82,50 pontos.

 

Desafio Koar

Durante o Concafé, o Sebrae Rondônia realizou o 2º Desafio Koar Robustas Amazônicos, que consiste em um concurso de preparo de cafés filtrados realizado em várias regiões do Brasil. A competição, que contou com mais de 20 participantes, teve como objetivo eleger o competidor que preparou o melhor café coado. A Sicoob Credip também patrocinou a premiação do evento.

Antes da competição, o Sebrae promoveu uma oficina com cafeicultores, oferecendo a oportunidade de estudar as melhores técnicas para realçar todas as qualidades de seu próprio café. Os participantes aprenderam como extrair uma bebida com corpo, retrogosto, notas, aromas, acidez e doçura incomparáveis. Após a oficina, os competidores colocaram suas habilidades em prática.

O primeiro lugar ficou com o cooperado da Sicoob Credip, Rondinely Hel. Já a segunda colocação foi para Alice Matos da Silva, e a terceira para Elisangela Santos de Oliveira.

A Sicoob Credip é uma das maiores cooperativas do país e está presente nos estados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso. Ao todo, possui 47 pontos de atendimento físicos e um digital, atendendo a mais de 120 mil cooperados.