null Finanças digitais é um dos temas da Semana Mundial do Investidor 2023

06/10/2023 08:54

Entre os assuntos abordados neste ano estão, também, a resiliência do investidor, criptoativos e finanças sustentáveis

Em sua sexta edição, a Semana Mundial do Investidor (World Investor Week – WIW) acontece de 2 a 8 de outubro. Promovida pela Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO), ela traz como temas centrais a resiliência do investidor, criptoativos e finanças sustentáveis. No Brasil, a campanha é promovida pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). 

Além dos temas centrais, também são trabalhados como temas complementares: prevenção contra os golpes e fraudes financeiras, noções de investimento, tecnologia e finanças digitais. 

Mas o que são finanças digitais? 
Em termos gerais, finanças digitais são um conjunto de soluções que utilizam de tecnologias para oferecer serviços e produtos de forma acessível e eficiente. Ou seja, é toda ferramenta tecnológica disponível para melhorar a usabilidade do consumidor.

E para auxiliar nesse quesito, seja levando mais agilidade nas operações do dia a dia ou ferramentas para auxiliar a organização financeira pessoal, várias ferramentas estão disponíveis. Quem nunca fez um PIX? A modalidade, lançada em 2020, contabilizou R$ 1,2 trilhão de movimentações em 2022, e em setembro de 2023, bateu o recorde de movimento com R$ 152,7 milhões de transações em um único dia, segundo informações do Banco Central. 

Também existem ferramentas que auxiliam no aprendizado e conhecimento de quem busca entender mais sobre as próprias finanças, sobre planejamento financeiro e uso do próprio dinheiro. Entre  elas está o site Se Liga Finanças, do Instituto Sicoob, onde uma série de cursos estão disponíveis para levar informação para diversos públicos.

Tecnologia e segurança

A tecnologia e a segurança também devem andar lado a lado, e este é mais um dos temas da Semana Mundial do Investidor, com temas acerca da prevenção com relação a golpes e fraudes. Segundo Henrique Carvalho, especialista em Inovação do Sicoob MaxiCrédito, a tecnologia facilitou com que as pessoas realizassem movimentações, transferências, investimentos e depósitos por meio de celulares ou aplicativos para computador. 

E por isso, investimentos são cada vez maiores em segurança para seus aplicativos. Vão desde as camadas de verificação para acesso e transferência, uso de digital e reconhecimento facial, dentre outros. Isso tudo formam etapas de segurança no uso de app financeiros.