Ocesc comemora 52 anos de evolução, aperfeiçoamento e valorização do cooperativismo catarinense - Nacional
null Ocesc comemora 52 anos de evolução, aperfeiçoamento e valorização do cooperativismo catarinense
Atualmente, a Ocesc conta com 252 cooperativas registradas, distribuídas nos sete ramos de atuação
A Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) completou 52 anos de criação no dia 28 de agosto. Ao longo desta trajetória, a Ocesc atuou amplamente no fortalecimento dos princípios cooperativistas no estado e demonstrou que é a união o caminho para chegar cada vez mais longe, de maneira justa e sustentável.
Ao longo dos anos, a Organização manteve-se fiel às bases do cooperativismo, principalmente naquilo que caracteriza e continuará caracterizando este movimento: a essência humana. Ao mesmo passo que cultivava suas raízes, sempre esteve de olhos atentos ao progresso.
No decorrer do percurso demonstrou uma grande capacidade de adaptação em sua trajetória. Manteve o cooperativismo catarinense em sintonia às sociedades em rápida transformação, adequando-se às novas tecnologias e tendências de mercado. Prova disso, foi a criação, em 1985 – muito antes do mundo estar atento à importância da geração de dados para as tomadas de decisão –, do banco de dados para o setor cooperativista, que reunia informações econômicas, financeiras e sociais das cooperativas catarinenses para a utilização de forma estratégica.
Pioneira por natureza, também foi a Ocesc a primeira organização cooperativista de caráter estadual a conquistar as prerrogativas de entidade sindical-patronal, passo inicial para outra conquista, o sistema nacional de aprendizagem do cooperativismo (Sescoop). Assim como essa, diversas outras foram marco deste sistema cooperativista organizado, dinâmico e com capacidade de adaptação constante a um universo em transformação, liderado e representado pela Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina.
Atualmente, a Ocesc conta com 252 cooperativas registradas, distribuídas nos sete ramos de atuação. As instituições reúnem cerca de 3,9 milhões de cooperados e promovem 88.466 empregos diretos, com receitas que superam os R$ 82,8 bilhões. Em seus 52 anos, a Organização segue no fomento constante para o desenvolvimento do cooperativismo catarinense.
“É um orgulho completar mais de meio século de história. Agradecemos a todos que contribuíram e contribuem nesta trajetória com tanto afinco e dedicação ao cooperativismo catarinense. Seguir esta caminhada junto a estes que compartilham de nossas crenças e reforçam, dia após dia, a nossa esperança em sermos capazes de construir uma sociedade cada vez mais justa e produtiva, é o que nos mantêm protagonistas nesta jornada de evolução e progresso do cooperativismo”, destaca o presidente da Ocesc, Luiz Vicente Suzin.
Fonte: Sistema Ocesc – Assessoria de Comunicação Interna. Foto: Miriam Zomer - Agência Alesc.