null Sarom realiza encontro de fortalecimento do cooperativismo de crédito em Alfenas

Capa do artigo:
Conteúdo:

Orgulhoso e entusiasmado com o impacto do cooperativismo em Minas Gerais, o vice-governador do Estado, Professor Mateus, iniciou sua fala no Encontro Empresarial e Agro, realizado na última quinta-feira (24) exaltando o cooperativismo. "Toda vez que eu vou nos eventos das cooperativas de Minas Gerais eu fico orgulhoso em ver como o sistema cooperativo cresceu. Ver tanta gente reunida para tratar de equidade econômica mostra que podemos ter fé que o mineiro vai investir e produzir para continuarmos sendo o Estado que mais atrai recursos e gera empregos", enfatizou.

E ainda falou do seu orgulho como vice-governador constatar o crescimento do Estado de Minas pelo cooperativismo. "Para mim é motivo de orgulho ver, cada vez que vou em uma cidade que está acontecendo um evento cooperativo, que as pessoas estão juntas para entender melhor a realidade e produzir mais a partir disso", concluiu.

Promovido pela Sarom, cooperativa integrante do Sistema Sicoob, e em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Alfenas (ACIA), o evento reuniu cerca de 350 empresários e produtores rurais da região.

Para o presidente da ACIA, João Petenuci Neto, eventos como esse fortalecem o relacionamento entre os convidados e trazem muitos benefícios para o município.  "O cooperativismo e o associativismo são fatores cruciais para potencializar a empregabilidade e geração de renda para nossa comunidade. Juntos, somos mais fortes e conseguimos alcançar resultados ainda maiores. Além disso, é importante reforçar que tanto a associação quanto a Sarom têm o seu viés social, que retorna para a comunidade ", ressaltou.

O presidente da Sarom, João Carlos Leite, explanou sobre o Modelo de Atuação da cooperativa, que recentemente atingiu a marca de R$ 1 bilhão de volume financeiro e investiu mais de R$ 30 milhões em ações de desenvolvimento nas localidades onde atua e participação nos resultados, nos últimos 5 anos. "Investimos 47% dos resultados da cooperativa (sobras) em ações de prosperidade local e participação nos resultados, em 2022, fomentando a economia, educação, saúde, empreendedorismo, entre outros projetos", afirmou o presidente da Sarom.

Complementando os temas abordados, a especialista em Mercado de Investimentos e comentarista de economia, Rita Mundim, compartilhou sua visão sobre o Cenário Econômico Nacional e Internacional e o protagonismo do cooperativismo brasileiro. "O cooperativismo em Minas Gerais contribuiu com 12.8% no PIB mineiro, isto mostra a força do cooperativismo e oportunidades geradas quando se tem uma cooperativa no município", reforçou a economista.

Ao se direcionar ao presidente da Sarom, durante pronunciamento, o vice-governador enalteceu o trabalho da cooperativa e a liderança do seu presidente. "Tenho muita admiração pelo seu trabalho Joãozinho e por todos da cooperativa. Sei que é um trabalho construído a muitas mãos e que a cooperativa depende de cada um, mas você é um exemplo de inspiração do que o mineiro é e precisa voltar a ser ", reforçou.

Modelo de Atuação Sarom

Com o objetivo de valorizar o relacionamento e singularidade da cooperativa, a Sarom desenvolveu um modelo próprio de gestão, que permite com que cada agência atue como agente de prosperidade local, identificando as potencialidades econômicas em parceria com outras instituições.

Na prática, parte do resultado construído pelos cooperados e colaboradores, em parceria com a sociedade, volta para o município em ações de desenvolvimento local. Reconhecido pela ONU em 2022, o Modelo de Atuação da Sarom já capacitou mais de 2 mil professores, impactando mais de 30 mil alunos da rede pública e privada de educação com as temáticas de cooperativismo, empreendedorismo, finanças e sustentabilidade, em cerca de 100 escolas.

Acesse movimentosarom.com.br e conheça os projetos de impacto social da cooperativa.

Foto da galeria (opcional):
Baixar Foto da galeria (opcional)
Título da foto (ocional):
Subtítulo (opcional):