null Diretora-presidente do Sicoob Servidores apresenta trajetória da cooperativa na Assembleia Legislativa do Espírito Santo

23/08/2023 16:48

Como importante ator do cenário econômico capixaba, o Sicoob Servidores, representado pela diretora-presidente, Roberta Carvalho, teve sua trajetória contada na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), em sessão ordinária realizada no dia 15/8. A apresentação foi feita a convite do deputado estadual Allan Ferreira, presidente da Comissão do Cooperativismo da Ales.

A iniciativa foi inspirada por uma visita da autoridade à nova sede da cooperativa, inaugurada no primeiro semestre deste ano, em Vitória, onde foram demostradas a história e as realizações da instituição. A sessão reuniu os deputados estaduais Bruno Resende e Hudson Leal, bem como Welington Saldanha, sócio-fundador do Sicoob Servidores, e Elizabeth Barcelos, representante do Sistema OCB/ES.

Durante a apresentação, Roberta compartilhou: "Em nossa jornada, enfrentamos desafios, celebramos conquistas e acumulamos experiências que nos impulsionaram. No entanto, o que mais me emociona é compreender o propósito que nos orienta. Não buscamos ser apenas mais um ator financeiro. Nossa missão é fazer a diferença, levando aos nossos cooperados todos os benefícios e a verdadeira razão de nossa existência”.

Saldanha complementou: “Nós não nascemos a partir de um projeto ou sonho, mas a partir de uma necessidade. Era fácil ter resolvido o problema que enfrentávamos, mas a nossa instituição financeira, à época, virou as costas para nós em um momento de muita dificuldade. Não queremos dizer que somos grandes para dizer que somos grandes. Pelo contrário. Precisamos dar satisfação ao nosso quadro de cooperados e à sociedade como um todo. Esse é o objetivo do cooperativismo, é o coletivo”.

O Sicoob Servidores trilha um caminho de desenvolvimento marcado por conquistas:

Fundado em 1996 por 25 sócios-fundadores, o Sicoob Servidores nasceu para atender às necessidades dos servidores públicos, na época especificamente do Poder Judiciário.

Em 2001, uma colaboração pioneira com o Tribunal de Justiça do Espírito Santo foi um marco significativo, com a assinatura de um convênio para processar os salários dos servidores cooperados.

A conquista ocorreu também em 2006, com os convênios firmados com a Ales, o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Espírito Santo, para pagar as folhas de pagamento nas instituições.

Em 2015, a cooperativa se filiou ao Sicoob Rio - atualmente Sicoob UniMais Rio -, consolidando sua posição no cenário cooperativista.

O ano de 2021 marcou um novo capítulo na trajetória do Sicoob Servidores, com a atualização do estatuto para permitir a adesão de pessoas físicas e jurídicas, seguindo o modelo de "livre admissão". 

2023 trouxe mais conquistas. A colaboração entre o Sicoob Servidores e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), mediada pelo Sistema OCB/ES, promete impulsionar ainda mais o desenvolvimento local. Houve ainda a inauguração da nova sede, com estrutura imponente e modernas instalações, em Vitória.