Produtor rural de Urubici é premiado nacionalmente pelo Sicoob - Nacional
null Produtor rural de Urubici é premiado nacionalmente pelo Sicoob
Tarcísio, Maria de Lourdes e as filhas: empreendimento sustentável reconhecido nacionalmente
Tarcísio Salvador, natural de Urubici, na Serra Catarinense, ganhou o prêmio de Produtor Rural Sustentável no 14° Workshop do Produtor Rural do Sicoob, no dia 13 de julho, em Brasília, Distrito Federal. Com 109 trabalhadores rurais disputando o prêmio, apenas seis produtores foram selecionados, em diferentes regiões do País.
O prêmio é uma realização do Sicoob, que busca prestigiar os associados que se destacam por suas ações de produção sustentável no setor agropecuário brasileiro. Além de reconhecer a importância dos princípios da sustentabilidade, incentiva a prática das ações sustentáveis no agronegócio.
O vencedor Tarcísio Salvador disse que “no começo a gente não apostava muito, porque achávamos que havia gente melhor do que nós. Depois, teve a primeira seleção e nós passamos. Daí ficamos entre 12 selecionados e conseguimos nos classificar para ficar entre os seis ganhadores. Ficamos muito felizes de estar sendo reconhecidos por tudo que buscamos nesses sete anos de trabalho com frutas vermelhas”.
Eduardo Warmling, funcionário do Sicoob Crediaraucária, de Urubici, explica como funcionou a seleção para classificar os seis trabalhadores rurais. “Essa premiação foi desenvolvida pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), em todo o Brasil e teve 109 projetos inscritos. Destes, houve a seleção de 36 e logo em seguida, a definição dos 12 finalistas. Houve uma visita em cada propriedade e, a partir daí, saíram os seis ganhadores. No cooperativismo, não existe o primeiro, o segundo, o terceiro lugar, mas sim seis vencedores”.
“O Tarcísio e sua família desenvolvem em sua propriedade várias ações sustentáveis. Eles têm a produção orgânica das frutas finas, produção do adubo orgânico bokashi fina terra, possuem energia solar, que é uma fonte de energia renovável e limpa. Também têm o desenvolvimento do turismo rural e cuidam da sucessão familiar”, afirma Eduardo Warmling, sobre o trabalho produzido no Pomar Fina Terra, em Urubici, na Serra Catarinense.
Fonte: scc10.com.br (título da Assessoria de Imprensa do Sicoob SC/RS). Foto: Pelicano Filmes.