Sicoob Central SC/RS e CCS promovem Encontro Regional do Pacto Sistêmico de Estratégia - Nacional
null Sicoob Central SC/RS e CCS promovem Encontro Regional do Pacto Sistêmico de Estratégia
Os presidentes do CCS, Marco Aurélio Almada, e do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, participaram dos dois dias do encontro
O Centro Cooperativo Sicoob (CCS) e o Sicoob Central SC/RS realizaram nos dias 4 e 5 de julho, em São José, na Grande Florianópolis, o Encontro Regional do Pacto Sistêmico de Estratégia Regional, que reuniu representantes de 37 cooperativas catarinenses e gaúchas da Central SC/RS. O objetivo é construir as declarações de intenções estratégicas do Sicoob SC/RS, que servirão de subsídio para o planejamento estratégico nacional.
Os encontros serão realizados em todas as 14 Centrais regionais até o final do ano, quando haverá um evento nacional em Brasília, nos dias 18 e 19 de setembro, para finalizar o processo, permitindo a construção da identidade e dos direcionadores estratégicos nacionais. Cada Central poderá indicar cinco representantes para o encontro nacional, que também terá a participação dos diretores executivos do CCS.
O presidente do CCS, Marco Aurélio Almada, disse que é a primeira vez que o Sistema realiza um planejamento estratégico ouvindo todas as cooperativas, em eventos realizados diretamente nas sedes das 14 centrais. “Estamos crescendo mais do que a média do Sistema Financeiro Nacional e como estamos maiores, os desafios também são mais complexos”, afirmou.
“Por isso”, completou, “não basta a experiência ou a intuição, precisamos cada vez mais de dados e de profissionais próprios ou terceirizados, que nos ajudem a enxergar os desafios e os passos que precisamos dar para alcançar as metas desejadas”. Para isso, o Sicoob contratou a McKinsey, empresa de consultoria de alta gestão mais influente do mundo, presente em mais de 60 países.
Especialistas da empresa apresentaram os resultados de uma pesquisa encomendada pelo Sicoob e que constituiu o Book Radar Estratégico, com informações de cooperados e não cooperados. A base de cooperados do Sicoob cresceu consistentemente nos últimos anos, tendo ampliado 77% no período entre 2018 e 2022.
Os participantes fizeram estudos de caso em grupo e rodadas temáticas sobre as oito dimensões que compõem o Pacto Sistêmico de Estratégia: Cidadania e Sustentabilidade; Cooperados e Mercado; Finanças; Proteção ao Negócio; Cooperação Intrassistêmica; Excelência e Eficiência Operacional; Pessoas, Inovação e Performance; e Transformação Digital.
O presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, que também é conselheiro do Centro Cooperativo Sicoob, disse que “a participação do presidente do CCS, Marco Aurélio Almada, do diretor de Riscos e Controles, Rubens Rodrigues Filho, e de outros profissionais, juntamente com a equipe da Central SC/RS, foi fundamental para alcançar os resultados que agora serão levados para o encontro nacional e que permitirão ao Sicoob compreender melhor o cenário do mercado e traçar com mais clareza os objetivos de como deseja se posicionar no mercado para alcançar resultados ainda mais produtivos e consistentes nos próximos anos”.
A diretora Administrativa, Maria Luisa Lasarim, destacou o engajamento das cooperativas da Central SC/RS que responderam ao questionário da pesquisa e participaram do evento na Capital. “Foi um encontro muito produtivo, de bastante diálogo e sugestões que vão ajudar a definir o futuro do Sicoob”, afirmou.
Ao final das atividades, o presidente do Centro Cooperativo Sicoob, Marco Aurélio Almada, entregou à diretora Administrativa do Sicoob Central SC/RS, Maria Luisa Lasarim, os resultados das declarações de intenções estratégicas regionais, que também serão úteis à Central e às cooperativas. O encontro em Florianópolis foi coordenado pelo gerente Administrativo, Alexandre Rebello Luiz.
Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa. Foto: Celso Vicenzi.