Sicoob SC/RS promove 2º Fórum de Patrimônio Líquido - Nacional
null Sicoob SC/RS promove 2º Fórum de Patrimônio Líquido
O presidente da Central SC/RS, Rui Schneider da Silva e a diretora de Riscos e Compliance, Elisete Cavalieri, abriram o evento, em Florianópolis
A Diretoria Executiva e a Diretoria de Riscos e Compliance do Sicoob Central SC/RS promoveram nos dias 27 e 28 de junho o 2º Fórum de Patrimônio Líquido, que reuniu presidentes, diretores e outros dirigentes da Central e cooperativas singulares. O objetivo foi o de apresentar e debater ações estratégicas para o fortalecimento do patrimônio líquido das singulares.
O Fórum, com duração de 12 horas, contou com a participação do presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, do diretor de Coordenação Sistêmica e Relacões Institucionais do Centro Cooperativo Sicoob (CCS), Ênio Meinen, e do diretor Comercial e de Canais do CCS, Francisco Reposse Júnior.
No primeiro dia do Fórum foi realizada a prestação de contas das diretrizes de 2022, a apresentação do cenário atual das singulares, apresentação de cases e dinâmicas de grupos. No segundo dia houve o Seminário Regional com o CCS e o desdobramento das ações para 2023. Entre os temas em debate, a segurança da informação, a privacidade de dados, a cibersegurança, e os riscos da atividade.
Rui Schneider da Silva, presidente do Sicoob Central SC/RS, disse que “temos tudo que um banco ou qualquer outra instituição financeira tem e estamos crescendo acima da média do Sistema Financeiro Nacional, mas ainda temos muito que avançar para mostrar a força do cooperativismo e seus diferenciais, que oferece custos menores, maiores retornos e a devolução dos resultados”.
A diretora de Riscos e Compliance, Elisete Cavalieri, explicou que “o Sistema se fortalece cada vez mais com a participação ativa das cooperativas, da Central e do Centro Cooperativo Sicoob e o objetivo é traçar as novas diretrizes de consolidação do patrimônio para alavancar o crescimento”.
O diretor de Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais do Centro Cooperativo Sicoob, Ênio Meinen, afirmou que o cooperativismo financeiro já percorreu um longo caminho “e se tivemos a capacidade e a competência de trazê-lo para o lugar de destaque onde hoje se encontra, temos que continuar trabalhando para levá-lo ainda mais adiante”. Mas para isso, completou, vamos precisar de capital, “porque você não cresce continuamente se não tiver capital”.
A diretora Executiva do Sicoob MaxiCrédito, Adriana Grigol, apresentou uma estratégia de quanto queremos normatizar o patrimônio pautado nas reservas. “Fizemos uma alteração estatutária para colocar no Fundo de Estabilidade Financeira 70% dos resultados, que esperamos alcançar em 2026”.
O diretor Comercial e de Canais do Centro Cooperativo Sicoob, Francisco Reposse Júnior, disse que “a lição de casa é mirar nos bons exemplos que já temos nas cooperativas filiadas do próprio Sicoob SC/RS e trabalhar muito, porque não tem solução milagrosa, mas temos todos os instrumentos para nos capacitarmos para alcançar as metas propostas”. E completou: “o segredo é não tirar o assunto de pauta”.
Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria der Imprensa.