Cooperativismo sustentável - Nacional
null Cooperativismo sustentável
Rui: cooperativas organizam a produção e distribuem bens e serviços, com foco nas pessoas e no meio ambiente
Por Rui Schneider da Silva – Presidente do Sicoob SC/RS
As cooperativas em todo o mundo celebram em 1º de julho o Dia Internacional do Cooperativismo. Com o tema “Cooperativas: parceiras para um desenvolvimento sustentável acelerado”, o movimento cooperativista quer demonstrar que a sua forma de trabalhar, inspirada em valores e princípios, traz em sua essência ações que convergem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A data, que é comemorada sempre no primeiro sábado de julho, marca também o 29º Dia Internacional do Cooperativismo reconhecido pelas Nações Unidas e o 101º Dia Internacional do Cooperativismo.
Há quase dois séculos anos as cooperativas atuam com um modelo de negócios que organiza a produção e distribui bens e serviços, com foco nas pessoas e no meio ambiente. O modelo cooperativista é baseado na solidariedade, colaboração e prosperidade para todos, buscando sempre a sustentabilidade econômica, social e ambiental em diferentes regiões e setores econômicos.
O Sicoob tem desenvolvido várias ações ambientais, sociais e de governança, para promover o desenvolvimento sustentável nas empresas, adotando as políticas ESG (Environmental, Social and Governance). Um grande passo em contribuição a isso, é o Plano de Sustentabilidade do Sicoob que prevê ações até 2030, e entre elas a atualização dos conceitos e metodologias do Sistema, instituindo a Política Institucional de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática.
As cooperativas são atores importantes para a transformação do ambiente socioeconômico. Geram emprego e renda e adotam valores como cooperação e solidariedade, o que ajuda as comunidades a atingirem o desenvolvimento sustentável.
Além disso, ao estabelecer espaços e parcerias com espírito comunitário e organização participativa, as cooperativas empoderam pessoas a terem controle sobre seus meios de subsistência e contribuem para o desenvolvimento humano sustentável, combatendo a exclusão social.
As crises que impactam o mundo, sobretudo a da mudança climática, aumentam a responsabilidade de todos os agentes políticos, econômicos, sociais e ambientais, para alcançar as metas que garantam um planeta ambientalmente mais seguro para as novas gerações. E as cooperativas, em todo o planeta, são parceiras atuantes na busca de uma sociedade mais democrática, solidária e sustentável.
Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa. Foto: Caio Cezar.