null Sicoob promove Agro em Pauta em Mafra

26/06/2023 16:24

Encontro com os produtores rurais foi realizado no Centro de Eventos Raízes da Tradição

A agência do Sicoob Credinorte em Mafra promoveu no dia 21 de junho o encontro Agro em Pauta, uma ação para aproximar e valorizar o cooperado produtor rural e apresentar aos associados as novidades do Plano Safra 2023/24, que entrou em vigor no dia 1º de julho. O evento, realizado no Centro de Eventos Raízes da Tradição, teve palestras e exposição de 17 empresas com produtos voltados ao agronegócio. 

Dayane Hable Stoberl, supervisora do Sicoob Credinorte, disse que “a cooperativa convidou todos os associados que são produtores rurais para participarem do evento e até mesmo fazerem negócios com as empresas parceiras que apresentaram tratores, pranchas e colheitadeiras – entre outras máquinas agrícolas”. 

O gerente de Agronegócios do Sicoob Central SC/RS, Rodinei Munaretto, disse que a expectativa para a nova safra é ótima e que “quanto mais cedo o produtor rural buscar recursos junto ao Sicoob, maior a garantia de ser atendido, pois a procura costuma ser cada vez maior, todos os anos”.

Plano Safra
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, revelou que o Plano Safra 2023/24 será divulgado nesta terça-feira, dia 27 de junho. Além disso, o plano destinado à Agricultura Familiar será anunciado no dia seguinte (28). 

A decisão de divulgar os planos em dias diferentes foi tomada com o intuito de reforçar os perfis distintos dos ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa); e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). 

Fávaro destacou as dificuldades orçamentárias enfrentadas para a equalização de juros, evidenciando um dos desafios a serem superados no atual contexto agrícola. 

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, afirmou que este será “o maior Plano Safra da história do Brasil”.

Além disso, a sustentabilidade também será um dos pilares do Plano Safra, segundo o governo. O ministro Paulo Teixeira afirmou que o governo recompensará os produtores que adotarem boas práticas agrícolas com taxas de juros menores. O objetivo é premiar aqueles que contribuem para uma agricultura de baixo carbono e estimular a adoção de práticas sustentáveis.

Segundo o ministro, “o acordo é que o Plano seja de baixo carbono e aproveite esse momento de transição ambiental. Nada punitivo, mas sim de premiação para quem adotar boas práticas ambientais. Ainda estamos amadurecendo, mas a ideia é que o prêmio venha com taxas de juros menores”.

Para o ministro Paulo Teixeira, a diminuição dos juros por parte do Banco Central será de fundamental importância para angariar maiores recursos para o agro.

Fonte: Rádio Difusora Rio Negro (com acréscimo do Sicoob Central SC/RS).