As práticas de compliance fazem parte da gestão estratégica e do gerenciamento de riscos das instituições
O conceito de Compliance, sua abrangência, aplicabilidade e benefícios foram assuntos que nortearam a palestra “Compliance: por que colocar em prática” realizada no dia 19 de junho, promovida pelo Sescoop/SC. O advogado especialista em Direito Empresarial e em gestão de projetos de tecnologia da informação, Luciano Bridi, destacou a importância da prática dos princípios de compliance nas organizações empresariais.
O palestrante apresentou um breve histórico e contextualização da evolução de compliance 1.0 para a 2.0. Sobre a necessidade de compliance nas cooperativas, destacou a abrangência e aplicabilidade das exigências que alcançam todos os tipos de cooperativas, além de serem aplicáveis os diferentes tipos de compliance como, compliance digital, trabalhista, ESG, privacidade, proteção de dados, entre outros.
De acordo com Luciano, as práticas de compliance fazem parte da gestão estratégica e do gerenciamento de riscos das instituições e podem evitar irregularidades, trazer segurança e tranquilidade para os administradores, facilitar a gestão, entre outros benefícios. Ele explicou como se institui compliance na prática e quais os desafios que podem ser enfrentados pelas instituições brasileiras.
Fonte: Sistema Ocesc – Assessoria de Comunicação Interna.